Política
Vale do Piancó: oposições se movimentam para definir nomes que disputarão prefeituras em 2024
Maioria das cidades poderá ter oposição única.
Da Redação do Diamante Online
30/07/2023 às 20:58 | Atualizado em 10/03/2025 às 09:25
Azif, Itapranga; Priscila, Piancó; Miguelzinho, Boa Ventura; Jourdana, Conceição (Foto: Montagem)
Oposições de algumas cidades da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, já começaram a se movimentar para decidir os nomes que disputarão as respectivas prefeituras na eleição de 2024.
Veja também: Prefeitos do Vale do Piancó já têm nomes para sucessão em 2024
O município onde já há um consenso entre o grupo opositor é Itaporanga, com a pré-candidatura do médico Azif Lemos (Republicanos). O profissional de saúde já confirmou que estará no embate contra Calina Dantas (PSB), nome escolhido pelo atual prefeito Divaldo Dantas para a sucessão.
A decisão de Lemos foi ratificada em março deste ano, quando ele se filiou ao Republicanos na presença de lideranças locais e do deputado federal Murilo Galdino. Além do parlamentar, a pré-candidatura dele também foi corroborada pelo deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Piancó
Outra cidade que já aparenta ter oposição unida em volta de um nome é Piancó, com a pretensa candidatura da ex-vereadora Priscila de Zomin. Parlamentares que integram a bancada opositora já afirmaram que ela pleiteará a cadeira do Executivo piancoense.
Priscila deverá contar com apoio do deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Ela foi eleita para a Câmara Municipal em 2020 em primeiro lugar com 865 votos, mas foi cassada no ano passado por fraude à cota de gênero.
Diamante
Em Diamante, por enquanto não há consenso sobre o fortalecimento de uma base única de oposição, mas nomes já começam a se apresentar com pretensões para o pleito. É o caso dos empresários Edinho Estanislau e Isnaldo Farias.
Boa Ventura
No município de Boa Ventura, a oposição novamente deverá ficar sob a liderança do ex-prefeito Dudu Pinto (PSDB). Há a possibilidade de o ex-gestor Miguelzinho (Solidariedade) — que foi derrotado pela atual prefeita Talita Lopes (Republicanos) na última eleição — se candidatar mais uma vez para enfrentar o grupo governista, que terá como postulante o empresário Vital Neto.
Leia: Manoel Vital anuncia pré-candidatura a prefeito de Boa Ventura ao lado de vereadora
Conceição
A oposição de Conceição concentra-se no nome da família Braga, que poderá apoiar outra vez a médica Jourdanna Diniz (Progressistas).
Jourdanna já afirmou que é pré-candidata e que deverá contar com aval da senadora Daniela Ribeiro (PP) e do governador João Azevedo, este que teve expressiva votação no município conceiçãozense em 2022 e derrotou o candidato do prefeito Samuel Lacerda, Pedro Cunha Lima (PSDB).
Santana de Mangueira
O grupo opositor de Santana de Mangueira poderá contar novamente com a candidatura de Adenilda Mangueira no pleito. Ela perdeu em 2020 para o atual prefeito Nerival Inácio por apenas 99 votos. Enquanto o gestor ficou à frente com 1.948 (51, 30%), ela obteve 1.849 (48,70%).
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Política
Mudança
Irmão Oséias assume cadeira na Câmara de Itaporanga e passa a representar evangélicos
01/07/2025Entrevista
Bolsonaro teme por sua vida caso seja preso: “Precisam me eliminar”
Ex-presidente afirmou que não tem dúvidas que será envenenado caso seja preso.
01/07/2025