Vale do Piancó
TRE cassa mandato de dois vereadores de Piancó por fraude na cota de gênero
Os parlamentares ficarão por oito anos inelegíveis.
Da Redação do Diamante Online
07/12/2022 às 11:14 | Atualizado em 23/08/2025 às 21:23
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve a sentença que julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para determinar a cassação dos registros e dos diplomas de dois vereadores do Democratas na cidade de Piancó (PB). O julgamamento aconteceu nesta quarta-feira (7).
Por unanimidade, os magistrados reconheceram a prática de abuso de poder, por meio da fraude à cota de gênero praticada durante a eleição de 2020.
Diante disso, foi determinada a anulação dos votos atribuídos ao partido, a cassação de Cícero de Zé Rico e Priscila Zomin, bem como a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário.
À candidata laranja foi aplicada a sanção de inelegibilidade por oito anos.
As vagas deverão ser ocupadas por Waguinho Brasilino e Cotil Militão, do PP, ambos aliados do prefeito Daniel Galdino. Com a diplomação dos dois, o gestor terá apoio de dez dos 11 parlamentares da Câmara piancoense.
Diamante Online
Tópicos
