Brasil
Nunes Marques desempata e STF anula condenações contra Antonio Palocci na Operação Lava Jato
A decisão do STF anula não apenas as condenações, mas também as investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF).
Por Redação
16/08/2025 às 11:40
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques acompanhou os votos de Dias Toffoli e Gilmar Mendes e anulou as condenações do ex-ministro Antônio Palocci no âmbito da Operação Lava Jato.
O julgamento, na Segunda Turma do STF, estava empatado em 2 a 2. A defesa de Palocci havia acionado a Corte para obter a mesma decisão dada a Marcelo Odebrecht em maio de 2024.
Toffoli e Gilmar votaram pela anulação dos efeitos da condenação, enquanto Edson Fachin e André Mendonça se manifestaram pela manutenção da sentença.
O voto de Nunes Marques foi registrado no Plenário Virtual nesta sexta-feira (15), após o pedido de vista feito pelo ministro em abril.
Anulação
A decisão do STF anula não apenas as condenações, mas também as investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Palocci no âmbito da Operação Lava Jato, sob comando do ex-juiz Sergio Moro. Apesar disso, a medida não implica a nulidade do acordo de delação premiada firmado pelo ex-ministro.
O entendimento adotado pela maioria dos ministros ao anular as condenações de Palocci seguiu o voto de Toffoli. O ministro apontou a existência de conluio entre procuradores da Lava Jato e Moro contra o ex-ministro.
“(…) Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, registrou Toffoli.
A manifestação do ministro foi proferida em fevereiro, quando determinou a anulação das condenações antes de o caso ser submetido à análise da Segunda Turma.
Metrópoles
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
tentativa de golpe
STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe em 2 de setembro
19/08/2025Decisão judicial
Justiça solta proprietário da Ultrafarma e diretor da Fast Shop
Sidney e Mario Otávio foram presos terça-feira em uma operação do MPSP.
19/08/2025