Opinião
Tadeu Gomes
STF já tem data para condenar Bolsonaro
Será um julgamento de fachada. Nenhum dos ministros vai acolher prova alguma de contraditório, pois já estão com as sentenças feitas.
Por Tadeu Gomes • Política e cotidiano
15/08/2025 às 15:39 | Atualizado em 15/08/2025 às 15:51
Jair Bolsonaro durante segundo dia de interrogatórios no núcleo crucial da suposta trama golpista (Foto: Gustavo Moreno/STF)
Sim, o Supremo Tribunal Federal já marcou uma data para condenar Jair Bolsonaro. Não, não se trata de julgamento, trata-se de um dia planejado para mandá-lo diretamente à prisão.
Os ministros fingem que será um julgamento imparcial, e a imprensa finge que acredita.
Mas afinal, quem serão os julgadores? É a Primeira Turma do STF. De início, já podemos citar Flávio Dino, sim, esse mesmo que é amigo íntimo de Lula e o mesmo que chamou o ex-presidente de DEMÔNIO. Coincidentemente foi indicado à suprema corte pelo atual presidente. Mas ele vai julgar com a mais alta imparcialidade. Acredite!
Depois dele, tem o juiz mais famoso da história do Brasil Alexandre de Moraes. Esse dispensa comentários… Literalmente! Ele é a personificação da democracia.
Ainda temos Cristiano Zanin, o advogado que esteve defendendo Lula durante todos os julgamentos de corrupção em que o petista participou. Ao contrário de agora, com Lula todas as instâncias puderam ser recorridas.
Depois dos três juízes ainda têm Carmem Lúcia e Luiz Fux, este aparenta ter um certo grau de senso de justiça.
A data da condenação foi designada para dia 2 de setembro. Além de Bolsonaro, outros sete também serão julgados no âmbito de uma investigação por suposta trama golpista.
As chances de Bolsonaro ser inocentado desse caso são, podemos dizer, abaixo de zero.
Tópicos
