Brasil
Comissão debate transferência de recursos a estados e municípios
A proposta foi aprovada na última terça-feira (12) na comissão e agora será encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Da Redação do Diamante Online
18/11/2019 às 10:59 | Atualizado em 07/06/2025 às 13:21
A Comissão de Educação (CE) vai promover uma audiência pública na próxima segunda-feira (18), às 14h, para debater o projeto de lei que transfere a cota da União do salário-educação para estados, Distrito Federal e municípios. A proposta foi aprovada na última terça-feira (12) na comissão e agora será encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o projeto deve liberar cerca de R$ 9,3 bilhões do salário-educação para os estados e municípios já em 2020. A proposta prevê que o recurso saia direto do Tesouro Nacional para os entes federados. Dessa forma, o aporte não será considerado despesa da União e, portanto, não ferirá o teto de gastos do governo federal.
A medida, no entanto, enfrenta resistência de setores ligados à educação e de produtores agrícolas que fornecem insumos para a merenda escolar. Durante a aprovação da proposta na CE, representantes do FNDE e de sindicatos criticaram a proposta. O temor era a descontinuidade dos programas de alimentação escolar, de transporte, de material didático e de dinheiro direto na escola, afetando o dia a dia dos alunos.
Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança e Nutrição (FBSSAN) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foram convidados para o debate. O Conselho de Alimentação Escolar do Distrito Federal e o Conselho Federal de Nutricionistas também devem enviar representantes para a audiência.
A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), a Associação dos Servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (ASFNDE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) também foram convidadas e devem enviar representantes.
MaisPB
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Redes sociais
Cantora gospel famosa por criticas ao "comércio da fé" gera polêmica após confirmar presença em evento que ingressos custam até 389 reais
15/10/2025Investigação
Ex-bailarina do Faustão é atacada com faca pela própria mãe
Mãe da dançarina é usuária de drogas e não teve o nome revelado.
15/10/2025