Clima
Sensação térmica pode chegar a 70ºC no Brasil, diz USP
Projeções a partir da tabela produzida por grupo de estudo da Universidade de São Paulo (USP) permitem calcular a sensação térmica
Por Redação
12/02/2025 às 15:38 | Atualizado em 29/07/2025 às 03:34
A onda de calor que eleva as temperaturas principalmente no Sul do país vai se prolongar por mais alguns dias. O calor extremo seguirá até a próxima sexta-feira (21) e temperaturas elevadas devem ser registradas no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.
A elevada sensação térmica também será um problema. De acordo com o Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), as altas temperaturas devem gerar sensações térmicas que podem atingir até 70°C.
Temperaturas
Segundo a Climatempo, Porto Alegre (RS) registrou, nesta terça-feira (11), temperatura máxima de 39,5°C e umidade máxima de 95%.
A previsão para a próxima quarta-feira (12/2) traz temperaturas elevadas em algumas capitais. O Rio de Janeiro terá máxima de 38°C, e umidade máxima de 89%. A sensação térmica poderá atingir até 65°C, segundo a USP.
Em São Paulo (SP), a temperatura máxima de 33°C e umidade máxima de 95% fará com que os paulistas sintam uma sensação térmica de 54° C, ainda segundo a USP.
A onda de calor está prevista para o período de 12 a 21 de fevereiro no Sudeste e no Nordeste, podendo causar temperaturas em torno de 40 °C em áreas do estado do
Rio de Janeiro, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e na região do sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
Sensação térmica recorde
Com as elevadas temperaturas, a sensação térmica também bate números recordes. O grupo Climatologia Aplicada, vinculada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), destaca que, quanto maior a umidade e a temperatura do ar, maior a sensação térmica, “pois, com o ar saturado de água, é mais difícil acontecer a sudação, responsável por ‘esfriar’ o nosso corpo”.
O grupo produziu uma tabela em que é possível realizar o cálculo da sensação térmica. Na coluna vertical da extrema esquerda estão os valores de temperaturas em grau Celsius. Na coluna horizontal superior, os valores da umidade. Para saber a sensação térmica, basta relacionar as duas colunas. Veja tabela:
Para configurar uma onda de calor, são necessários 5 dias consecutivos com temperaturas 5ºC acima da média. Com a nova atualização dos modelos, as áreas em vermelho no mapa terão temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média, abrangendo Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí.
Nas áreas em laranja, o aumento das temperaturas será significativo, mas não atingirá o limiar para ser classificado como onda de calor. Nesses locais, as temperaturas ficarão entre 3ºC e 5ºC acima da média nos próximos dias, caracterizando um período de calor intenso.
Metrópoles
Tópicos

Mais Notícias em Clima
Alerta amarelo
Inmet emite alerta de baixa umidade em cidades do Vale do Piancó
O alerta é válido até às 20h da quinta-feira (24).
31/08/2025