Economia
Petrobras convoca acionistas para definir conselho administrativo
Dos 11, oito serão substituídos; governo insiste em indicar todos.
Da Redação do Diamante Online
05/08/2022 às 17:53 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Petrobras marcou para o dia 19 de agosto uma assembleia geral, convocando acionistas a eleger novos membros do Conselho de Administração. A reunião será on-line. Além do presidente, oito conselheiros serão escolhidos. No total são 11. Três membros atuais não poderão ser substituídos, como ainda manda a lei das estatais.
Como de praxe, os conselheiros receberam indicações dos acionistas. O principal deles é o governo federal, que propôs oito. Em uma reunião anterior, no dia 18 de julho, dois foram confirmados: Márcio Weber e Ruy Schneider. Outros dois foram rejeitados. Mesmo assim, o presidente da república, Jair Bolsonaro, insistiu em enviar os currículos para apreciação dos outros acionistas no próximo encontro.
Os nomes negados pelos conselheiros são Jônathas Castro, secretário-executivo da Casa Civil, e Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional.
Ambos foram considerados inelegíveis, justamente, por terem ligação com o Palácio do Planalto, o que poderia favorecer o maior acionista e gerar conflitos de interesses entre os investidores.
SBT News
Tópicos
Mais Notícias em Economia
Boa notícia
Conta de luz vai ficar mais barata em dezembro com mudança na bandeira
Em comunicado, a Aneel ressalta que a mudança se dá com a entrada do período chuvoso no país.
28/11/2025