Opinião
Tadeu Gomes
No tabuleiro político, Tarcísio já é o adversário de Lula em 2026
Governador tenta preparar terreno sem assumir oficialmente, mas candidatura depende de aval expresso de Bolsonaro.
Por Tadeu Gomes • Política e cotidiano
30/08/2025 às 10:44 | Atualizado em 01/09/2025 às 16:25
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já se comporta como um candidato à presidência. É o que dizem os jornais e colunas políticas.
Ultimamente, o chefe do Executivo estadual paulista vem afinando discurso, conversando com marqueteiros, ajustando a comunicação e buscando projeção nacional.
O movimento: preparar terreno para 2026 sem assumir oficialmente.
Para muitos jornalistas, o centrão, do partido de Tarcísio, já decidiu que ele é o postulante, algo que é até previsível para todo governador de São Paulo. A frase “já está decidido” circula nos caciques do grupo.
De Freitas poderá ser o nome com apoio do PL, União Brasil, Republicanos e Progressista. Lula já prevê o embate contra com o governador, que é o nome mais forte contra ele.
Mas Tarcísio ainda tem uma trava: Bolsonaro. Ele só vai concorrer com aval expresso do ex-presidente. Ele reforça sua preferência pessoal de disputar a reeleição tranquila em São Paulo, mas o jogo nacional está seduzindo.
A dificuldade para receber apoio de Jair Messias está no fato de que o ex-mandatário acredita que pode ser candidato, mesmo com todos os ventos soprando contra. Ainda há medo nele de perder o protagonismo, já que há oito anos é o principal adversário da esquerda.
Tópicos
