Entretenimento
Erika Hilton processa Ratinho por transfobia após declaração durante programa e pede indenização de R$ 10 milhões
Ratinho virou alvo de críticas após comentar a nomeação da deputada federal Érika Hilton (PSOL) que é uma mulher trans, como presidente da Comissão da Mulher na Câmara dos Deputados.
Por Redação
12/03/2026 às 16:25 | Atualizado em 12/03/2026 às 17:52
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) apresentou uma denúncia contra o apresentador Ratinho e a emissora SBT por declarações consideradas transfóbicas durante o Programa do Ratinho, exibido nesta quarta-feira (11). A parlamentar pede indenização de R$ 10 milhões.
Ratinho virou alvo de críticas após comentar a nomeação de Erika Hilton como presidente da Comissão da Mulher na Câmara dos Deputados. Durante o programa dele, ele afirmou que a deputada não era mulher.
“Sim, estou processando o apresentador Ratinho (...). Porque o que o apresentador cometeu foi uma violência, um ataque, e não foi só contra mim. Ratinho interrompeu seu programa pra dizer que mulheres trans não são mulheres, que mulheres que não menstruam não são mulheres, que mulheres que não têm útero não são mulheres e que mulheres que não têm filhos não são mulheres”, declarou Erika em publicação nas redes sociais.
Segundo a deputada, este ataque do apresentador foi “contra todas as mulheres trans e contra todas as mulheres cis que não menstruam mais ou nunca menstruaram”.
“Foi contra todas as mulheres cis que nunca tiveram útero ou, por condições de saúde, como o câncer, precisaram removê-lo. Foi contra todas as mulheres que não podem ou não querem ter filhos. Foi contra as mulheres que perderam seus filhos ainda na gestação”.
Para Erika Hilton, o discurso do Ratinho foi para atacá-la e atacar as pessoas trans. “Mas demonstrou a misoginia, o ódio primal que essa figura nojenta tem de toda e qualquer mulher que não siga o roteiro que ele considera certo. E, para ele, mulheres são máquinas de reprodução”.
“E o apresentador pode até querer viver nesse passado, dentro de sua cabeça. Se a preocupação com as denúncias que farei contra um escândalo envolvendo o seu filho e o crime de estupro de vulnerável mais tarde não ocupar toda a sua capacidade cerebral, é claro”, escreveu a deputada.
“Mas aqui fora, no mundo real, ele e o SBT pagarão pelos seus atos, na esfera cível e criminal. E eles não pagarão a mim, mas a todas as mulheres vítimas de violência, trans e cis. Por fim, vale lembrar: eu sou e sempre serei uma mulher. Este apresentador é, e sempre será, um rato”, finalizou.
Ratinho se defende de acusação de transfobia
O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, se defendeu nesta quinta-feira (12) após a fala polêmica contra a deputada federal Erika Hilton. Durante o "Programa do Ratinho" de quarta-feira (11), o apresentador afirmou que a deputada, uma mulher trans, não era mulher.
Para o colunista Lucas Pasin, do Metrópoles, Ratinho afirmou que pensa em conversar com a deputada para esclarecer que não tinha a intenção de ofender a parlamentar. "Talvez eu até converse com a Érika para que ela entenda o que eu quis dizer. Eu não a ofendi. E até aproveito esse espaço para pedir desculpas se ela considera que eu a ofendi. Mas repito, eu não a ofendi", disse.
Para ele, transfobia é diferente da crítica feita à Erika. "Em nenhum momento falei mal de trans. Transfobia é você tratar mal o outro. E eu jamais fiz isso. Vou processar todos que me chamaram de transfóbico", pontuou.
Ratinho, inclusive, disse considerar Erika Hilton uma boa parlamentar. "O que eu quis dizer é que Érika não é uma mulher mesmo. Sou contra uma mulher trans ser representante das mulheres. O que eu argumentei é que eu não a vejo como mulher, e acho que para presidir a Comissão da Mulher na Câmara seria necessário ser uma mulher de verdade”, afirmou.
O que diz o SBT
Procurada pela reportagem, o SBT informou que repudia qualquer tipo de discriminação e preconceito, “que são o oposo dos princípios e valores da empresa”.
“As declarações do apresentador Ratinho, expressadas ao vivo ontem em seu programa, não representam a opinião da emissora e estão sendo analisadas pela direção da empresa, que tratará do tema internamente a fim de que nossos valores sejam respeitados por todos os colaboradores”, disse a emissora.
Entenda
O apresentador Ratinho virou alvo de críticas após comentar a nomeação da deputada federal Érika Hilton (PSOL) como presidente da Comissão da Mulher na Câmara dos Deputados. Durante o programa que comanda no SBT, ele afirmou que a deputada não era mulher.
"Teve uma votação hoje, e deram a Comissão da Mulher para uma mulher trans. Eu não achei muito justo, não. Tem tanta mulher, por que vai dar para uma mulher trans?", questionou.
Na fala, Ratinho então afirma não ter nada contra a população trans, mas voltou a criticar a deputada. "Mulher para ser mulher tem que ser mulher, gente. Eu até respeito, respeito todo mundo que tem comportamento diferente, está tudo certo. Agora, para ser mulher, tem que ter útero, menstruar, tem que ficar chata três, quatro dias", afirmou.
Segundo Ratinho, Erika Hilton não entenderia "os problemas e desafios de uma pessoa que nasceu mulher". "Não é fácil ser mulher. Imagine se uma mulher trans fosse defender as pautas relacionadas ao público masculino? Estaria certo? Também não", disse.
A fala repercutiu nas redes sociais e gerou críticas ao apresentador. Érika também reagiu à fala e afirmou que não está preocupada se “o esgoto da sociedade não gostou”. "A opinião de transfóbicos e imbeCIS é a última coisa que me importa", disse.
Band.com
Tópicos
Mais Notícias em Entretenimento
Jogos
Bets no Brasil em 2026: fiscalização, patrocínios e o que falta para os cassinos
Em apenas um ano, o setor consolidou sua presença na economia nacional.
09/02/2026