Esportes
Com derrota do Flamengo para o PSG, Corinthians segue como último campeão mundial não europeu
Timão venceu o Chelsea da Inglaterra, em Yokohama no Japão no ano de 2012.
Por Redação
18/12/2025 às 14:19 | Atualizado em 18/12/2025 às 14:22
Corinthians segue como último time fora da Europa a ter sido campeão mundial (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)
O Corinthians segue como o último time não europeu a ser campeão do Mundial de Clubes. Hoje, o Flamengo foi derrotado pelo PSG (nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal) e ampliou o jejum do resto do mundo por mais um ano.
Timão segue com a marca
O Corinthians detém a marca há 13 anos — completados ontem. Em 2012, o time comandado por Tite venceu o Chelsea por 1 a 0, no Japão, e ficou com a taça.
Desde então, os europeus criaram uma hegemonia. Real Madrid (seis vezes), Bayern de Munique e Chelsea (duas vezes), PSG, Barcelona, Manchester City e Liverpool (uma vez) venceram a competição de 2012 para cá.
A missão está cada vez mais difícil para os sul-americanos. Além do Super Mundial, com 32 equipes e jogado a cada quatro anos, a Fifa remodelou o antigo formato da competição — agora chamada de Copa Intercontinental — e definiu que os times da América do Sul precisarão entrar nas quartas de final do torneio, e não mais na semi. Além disso, os europeus jogam apenas a final.
O Flamengo e o Botafogo já falharam neste novo formato. O Fla até despachou o Cruz Azul (México) e o Pyramids (Egito), mas parou na decisão contra o PSG. O Bota nem sequer passou das quartas, quando perdeu para o Pachuca (México).
Esta foi a quarta tentativa do Flamengo nos últimos anos. Em 2019, o time caiu na final para o Liverpool. Em 2022, foi eliminado pelo Al-Hilal, ainda na semifinal. Já em 2025, caiu para o Bayern, nas oitavas do Super Mundial, e para o PSG, na final da Copa Intercontinental.
Outros brasileiros falharam no caminho dos últimos 13 anos. Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG e Grêmio tiveram suas chances, além do Flamengo, mas não conseguiram.
Uol