Geral
Dos dados desmotivadores do SEBRAE ao crescimento do e-commerce
O mundo digital começou, há algumas décadas, a alterar toda a dinâmica de nossa vida quotidiana
Da Redação do Diamante Online
21/02/2020 às 13:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21
No ano passado, o SEBRAE apresentou dados preocupantes sobre a taxa de insucesso das lojas online brasileiras em 2018. Ainda assim, em 2019, o número de espaços de e-commerce no país voltou a aumentar de forma incrível. Venha conhecer os dados apresentados pelo SEBRAE e a análise realizada sobre o perfil do e-commerce brasileiro no ano passado.
O mundo digital começou, há algumas décadas, a alterar toda a dinâmica de nossa vida quotidiana, influenciando as formas como interagimos com os outros, a nossa perceção cultural e também as formas como a economia mundial funciona.
Como você sabe, o Brasil viveu dias muito complexos em termos de seus mercados laborais, o que criou situações bem complexas de desemprego ou de salários demasiado baixos para permitir que os brasileiros tivessem uma vida digna e sadia.
Motivados por esse cenário e perante as novas possibilidades, criadas pelos instrumentos tecnológicos e por seus aplicativos, as pessoas começaram a buscar alternativas para trabalharem online, a partir de casa, ganhando rendimentos ou apenas uma renda passiva, a par com empregos convencionais.
Embora existam vários trabalhos online, tendo havido um aumento no número de freelancers digitais e o aparecimento de novos trabalhos, como influencer; a verdade é que o espaço onde o empreendedorismo brasileiro mais foi sentido foi no mundo do e-commerce. As plataformas online, como as que permitem que crie sua Loja Online no BRASIL Shopify, foram, em parte, motivadoras disso mesmo.
Várias análises, realizadas por diversas entidades, têm considerado o impacto das lojas online no Brasil. Recentemente, as taxas de insucesso foram analisadas pelo SEBRAE e a progressão do mercado foi analisada pela Paypal com o BigData Corp.
Venha conhecer essas estatísticas e saber como o mundo das lojas online está a decorrer no Brasil.
Os números da SEBRAE sobre 2018
Em 2018, o e-commerce brasileiro assistiu a um aumento de 23% no número de lojas e, face a isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estudou as taxas de sucesso.
Segundo essa entidade, apesar do aumento no número de lojas, a verdade era que apenas 40% dos espaços de e-commerce conseguia manter-se de portas abertas por mais do que um ano, sendo que o número reduzia para 20% quando se considerava o primeiro ano e meio de atividade.
Um mercado competitivo e saturado foi apontado como potencial motivo para essas estatísticas. Ainda assim, o mercado mantém-se em crescimento.
O estudo da Paypal com a BigData Corp
Versando sobre 2019, um estudo da Paypal em parceria com a BigData Corp concluiu que o número de lojas aumentou, nesse ano, em 37,5%.
Dessas novas lojas criadas no país, cerca de 65% mantinha, a par com a atividade no site, também espaços em redes sociais, utilizando-as para chegar nos seus públicos com maior facilidade.
O aumento do consumo online foi também verificado por esse estudo do perfil do e-commerce brasileiro em 2019, descobrindo-se ainda que a maioria dos brasileiros prefere comprar através de seu celular.
Assessoria
Tópicos
Mais Notícias em Geral
Golpe
Comandante do Exército poderia prender Bolsonaro por minuta do golpe citada em depoimentos? Entenda
2024/03/18TV Globo
Jornal Nacional já recebeu R$ 24 milhões do governo Lula
O programa Fantástico aparece em segundo lugar.
2024/03/18