Mundo
Praia em ilha do Irã fica com as águas vermelhas após fortes chuvas
Pigmentação ocorre devido a solo rico em óxido de ferro na região de Hormuz.
Por Redação
19/12/2025 às 21:26 | Atualizado em 19/12/2025 às 21:27
As águas da Ilha de Hormuz, no Irã, ganharam tonalidade vermelha, na terça-feira (16), mudando a paisagem da região, o que incluiu o mar em parte do Golfo Pérsico. A cena chamou a atenção, e assustou a outros que chegaram a fazer conexões bíblicas com a "chuva de sangue" que simboliza o fim dos tempos. Desde então as imagens têm viralizado.
A explicação para o fenômeno, no entanto, é química. A cor avermelhada da costa da ilha, após chuvas torrenciais na região, tem sido atribuída ao solo vermelho abundante e rico em óxido de ferro desse território iraniano, que tem origem de depósitos vulcânicos, explicou o Daily Mail.
O fenômeno, conhecido como "golak" acontece com as fortes chuvas e a interação com o composto químico, em que a água, dada a sua força, ao escoar vai sendo pigmentada, adquirindo um tom avermelhado. A ilha tem solo rico em mineiras coloridos, característica que rendeu o apelido de "Ilha do Arco-Íris".
Essa composição ocorreu ao longo de milhões de anos, em que diferentes materiais foram acumulados, como camadas de xisto, argila, rochas vulcânicas e mais de 70 minerais, destaca o Daily Mail.
As imagens compartilhadas nas redes sociais desse fenômeno mostram as cascatas de água pigmentadas correndo, e mudando, inclusive, a cor do mar próximo à costa. Muitos visitantes aproveitaram para ver esse fenômeno de perto, pintando pés e mãos de vermelho.
O Globo
Tópicos