Mundo
Socialista derrota direita e vence eleições em Portugal
André Ventura, do Chega, não conseguiu votos suficientes.
Por Redação
09/02/2026 às 07:52
O ex-ministro socialista António José Seguro venceu neste domingo (8) o segundo turno das eleições presidenciais em Portugal derrotando o candidato direitista André Ventura.
Quando 95,37% dos votos estavam apurados, Seguro liderava com 66,14%, contra 33,86% de Ventura, que reconheceu que o objetivo de vencer o pleito não foi alcançado.
– Parece que não consegui fazer o que me propunha, que era vencer estas eleições – disse o líder do partido de ultradireita Chega.
Ele acrescentou que vai parabenizar Seguro assim que o resultado final for confirmado.
Por sua vez, Seguro, ainda sem conhecer a vitória, elogiou o povo português.
– Minha primeira palavra é simples: o povo português é o melhor povo do mundo, excelente, com uma responsabilidade cívica enorme e com um apego aos valores democráticos – afirmou o político a jornalistas na cidade de Caldas da Rainha, onde mora.
Pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa portuguesa já tinham apontado uma vitória de Seguro, com entre 67% e 71% dos votos. Caso a projeção máxima se confirme, o candidato de esquerda bateria o recorde alcançado em 1991 por Mário Soares quando foi reeleito presidente com 70,35%.
Mais de 11 milhões de portugueses estavam aptos a votar neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais para escolher o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que completou dez anos no poder e não podia mais se reeleger.
EFE
Tópicos
Mais Notícias em Mundo
Condenação
Mulher é condenada a 4 anos de prisão na Rússia por ameaçar queimar corpo de ex-líder da União Soviética
Tribunal de Moscou condenou russa a quatro anos de prisão.
06/02/2026