Paraíba
UFPB aprova criação de cursos superiores de jogos digitais e engenharia de robôs
O tecnólogo em jogos digitais, que vai ofertar 50 vagas, funcionará no Departamento de Mídias Digitais (Demid), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Por Redação
04/11/2025 às 08:43
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou a criação de dois novos cursos superiores: o tecnólogo em jogos Digitais e o bacharelado em engenharia de robôs. Juntos, eles irão oferecer 80 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2026, no campus de João Pessoa.
O tecnólogo em jogos digitais, que vai ofertar 50 vagas, funcionará no Departamento de Mídias Digitais (Demid), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a graduação em engenharia de robôs, do Centro de Informática (CI), vai ofertar 30 vagas no segundo período do próximo ano e 60 vagas (30 por semestre) a partir de 2027.
De acordo com a Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB (SODS), o curso de Tecnologia em Jogos Digitais teve seu projeto pedagógico aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) recentemente. Já o projeto pedagógico do curso de Engenharia de Robôs seguirá para avaliação do colegiado.
Segundo a plataforma Ecossistema de Gestão das Graduações (EcoGrad) – que se baseia em dados do último Censo da Educação Superior (2024), o curso de Jogos Digitais da UFPB será o primeiro em uma universidade federal do Nordeste e o primeiro tecnólogo, nesta área, em uma federal brasileira, e o de engenharia de eobôs é o primeiro da área nas regiões Norte e Nordeste e um dos primeiros do Brasil – a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) também está em processo de criação do mesmo curso.
G1
Tópicos
Mais Notícias em Paraíba
Investigação
MP investiga inauguração de base do Samu que nunca funcionou em cidade da Paraíba
A unidade, inaugurada há mais de quatro meses, nunca entrou em funcionamento.
04/11/2025