Menu
Policial

Irmã do prefeito de São Paulo é presa por desacato, embriaguez ao volante e lesão corporal

Janaína Reis Miron, foi capturada por volta das 15h22 na Avenida Clara Mantelli, no bairro Socorro, na Zona Sul da capital.

Por Redação

16/01/2026 às 15:55 | Atualizado em 16/01/2026 às 15:56

Ricardo Nunes e a irmã Janaína Reis Fotos: Lucas Bassi/Câmara São Paulo / Reprodução/Arquivo Pessoal

Janaína Reis Miron, de 49 anos, irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi presa nesta quinta-feira (15) após ser reconhecida pelas câmeras do programa Smart Sampa, sistema de monitoramento de segurança da capital paulista.

Segundo a Polícia Militar, Janaína foi capturada por volta das 15h22 na Avenida Clara Mantelli, no bairro Socorro, na Zona Sul da capital. Após ter sido detida, ela foi levada para a delegacia de Santo Amaro, também na Zona Sul, e deve passar por audiência de custódia nesta sexta (16).

Um das principais bandeiras de Nunes, o Smart Sampa tem cerca de 31 mil equipamentos pela cidade e usa reconhecimento facial para flagrar crimes e suspeitos. Janaína era alvo de mandados de prisão por desacato, embriaguez ao volante e lesão corporal.

A irmã de Nunes havia sido condenada em regime aberto em dois processos e precisava se apresentar à Justiça periodicamente, medida que deixou de cumprir, o que resultou na expedição das ordens de prisão. Até o final do ano passado, segundo dados da gestão municipal, mais de 1,6 mil foragidos foram detidos com a ajuda do sistema anticrime da Prefeitura de São Paulo.

Em nota, a prefeitura da capital paulista afirmou que a prisão de Janaína foi “amparada por mandados judiciais” e obedeceu ao “rigor da lei”. A gestão paulistana ainda ressaltou que “a detenção foi realizada seguindo os critérios de identificação do Smart Sampa, sistema de monitoramento utilizado pela cidade e uma das principais bandeiras da gestão do prefeito”.

Agência Estado