Política
MPF aciona pela segunda vez prefeito de Emas por improbidade e pede afastamento
Segundo Madruga é denunciado no âmbito das Operações Recidiva, Veiculação e Desumanidade, que investigam fraudes
Da Redação do Diamante Online
22/10/2019 às 11:46 | Atualizado em 22/06/2025 às 23:51
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou a segunda ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Emas, José William Segundo Madruga, por desvios de recursos públicos. O MPF ingressou ainda com uma nova ação pedindo o afastamento do gestor do cargo, até o término da instrução da ação de improbidade, por entender que ele chefia agentes para os desvios no município. A 14ª Vara da Justiça Federal em Patos afastou o prefeito, mas ele conseguiu voltar ao cargo depois de recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, no Recife.
De acordo com o MPF, a ação de improbidade é relativa a irregularidades envolvendo a execução de obra, de uma escola na zona urbana de Emas, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse federal para a obra, que está paralisada, foi fixado em R$ 1.020.610,58, dos quais R$ 683.809,10 já foram pagos (67% do total).
Na ação, o MPF pede ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos envolvidos, se concorrer esta circunstância; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Política
Câmara dos Deputados
Projeto alternativo da anistia vai ser votado na próxima terça, diz relator
14/10/2025Motivo religioso
Praticante da religião judaica presidente do Senado anuncia que ficará incomunicável por um dia
O motivo é a celebração do Yom Kipur, o dia mais sagrado para os judeus.
14/10/2025