Política
Prefeitos só podem até hoje exonerar e contratar prestadores de serviço
Também é vedado aos agentes públicos autorizar publicidade institucional.
Da Redação do Diamante Online
14/08/2020 às 11:19 | Atualizado em 27/12/2024 às 14:58
Por causa do período eleitoral, os gestores públicos municipais só poderão contratar ou demitir servidores até esta sexta-feira (14), conforme informou Vanessa do Egito, coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Segundo ela, a partir do sábado (15), são vedadas alguma condutas aos agente públicos, sendo eles servidores ou não, que possam vir a afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos no pleito.
“Entre essas condutas que são proibidas aos agentes públicos estão: os atos de nomear, contratar, demitir. Demitir sem justa causa. Suprimir ou readaptar ou vantagens, remover, transferir, impedir o exercício funcional, exonerar servidor público dentro da circunscrição do pleito. Se a eleição é municipal, não pode exonerar até a posse dos eleitos”, destacou.
Entretanto, Vanessa do Egito disse que existem exceções e as regras não se enquadram para contratados em cargos de confiança.
“Se for para exonerar ou nomear em cargos de comissão ou dispensar de função de confiança pode ocorrer. Pode haver nomeação para cargos judiciários e do Ministério Público, pode nomear aprovados em concurso público homologado até do dia 15 de agosto, contratação para inadiáveis serviços públicos essenciais desde que tenha autorização expressa e prévia do poder executivo”, destacou.
A partir do sábado também é vedado aos agentes públicos, cujos cargos estão em disputa, autorizar publicidade institucional, fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, se não for em caráter de urgência, e contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.
Assessoria
Tópicos

Mais Notícias em Política
Eleições 2026
Após encontro com governador da PB, ex-prefeito de Piancó consolida pré-candidatura a deputado estadual
Reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira em Brasília, Distrito Federal.
01/07/2025Polêmica
Brasil concede asilo à ex-primeira-dama do Peru condenada por lavagem de dinheiro
Governo do Peru disse que concedeu passagem segura e garantias correspondentes para transferência.
01/07/2025