Menu
Vale do Piancó

Radiotelescópio instalado em Aguiar vai permitir estudo sobre origem do Universo

Equipamento será estrategicamente instalado na Serra do Urubu, em Aguiar. Instalação deve ser finalizada até março.

Da Redação do Diamante Online

18/01/2020 às 11:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A construção civil da estrutura que vai abrigar o radiotelescópio Bingo será iniciada até o fim de fevereiro. A previsão é do professor Luciano Barosi, um dos coordenadores do Projeto Bingo e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O equipamento, que deve ajudar a humanidade a desvendar alguns mistérios do Universo, como a energia escura e a origem de tudo após o Big Bang, será estrategicamente instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba.

A escolha do terreno em Aguiar levou em consideração a análise de sinais de interferência eletromagnéticas. O Bingo será formado por dois espelhos refletores, com cerca de 48 e 32 metros e as cornetas. Os sinais captados nos espelhos são traduzidos e tratados pelos receptores presentes nas cornetas e transmitidos via internet em tempo real aos pesquisadores do projeto no mundo todo.

Segundo Luciano Barosi, o início da construção civil está na dependência apenas do licenciamento ambiental e a transmissão de propriedade de um terreno particular que foi desapropriado pela prefeitura de Aguiar para doar ao projeto. “Nossa obra é em um terreno coberto de vegetação. A gente vai começar a passar o trator para fazer trilhas e fazer a supressão vegetal neste mês”, antecipou.

Os protótipos dos receptores, cornetas e outros itens relacionados a uma das cornetas já foram construídos e foram enviados para a UFCG em dezembro de 2019. A montagem do rádio telescópio ocorrerá após o término da construção civil. O cronograma prevê o início do comissionamento (funcionamento das primeiras unidades) no primeiro semestre de 2021.

Vencida as etapas burocráticas, explica Barosi, será feita a terraplanagem do terreno. Logo em seguida será construída uma estrutura metálica que, olhando de longe, lembrará o desenho de uma colmeia. São tubos de metal em formato hexagonal que formarão uma grande torre. De um lado, terá o tamanho de um prédio de cerca de sete andares, onde serão apoiados os receptores. Do outro, onde estará o refletor, a altura chegará a quase 60 metros, o tamanho de um prédio de 20 andares, mais ou menos.

Impacto

Luciano Barosi explica que o impacto do Bingo não fica apenas a cargo da construção do radiotelescópio e contempla os três pilares da UFCG ao unir pesquisa, ensino e extensão, beneficiando diretamente a Paraíba. “É um equipamento científico grande. Todo tipo de equipamento destes envolve aspectos científicos, tecnologia e desenvolvimento humano. Em ciência, temos física, astrofísica, cosmologia, processamento de sinais e telecomunicações como áreas potencialmente interessadas para fazer ciência e para produzir recursos humanos (alunos mestrado, doutorado)”, comenta.

Além disso, pontua Barosi, na parte de de tecnologia, estão sendo desenvolvidas soluções em ciência e engenharia que serão instaladas na Paraíba e muitas delas construídas no estado. “Estamos procurando envolver o máximo de atores paraibanos na construção, civil, mecânica e eletrônica. Desenvolvimento humano vem do reconhecimento do estado como polo produtor de conhecimento, visibilidade internacional, atividades com a população local na área de educação”, completou.

Bingo

Em parceria com universidades do mundo todo (mais especificamente, Brasil, Reino Unido, Suíça, Uruguai, França, África do Sul e China), a coordenação do projeto é feita pelos professores Elcio Abdalla (do Instituto de Física, IF, da USP), Carlos Alexandre Wuensche (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe) e Luciano Barosi de Lemos (UFCG). O projeto está orçado em aproximadamente R$ 18 milhões.

Bingo, acrônimo para Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations (Observações de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas), será o primeiro telescópio projetado para fazer as detecções das Oscilações Acústicas de Bárions (BAOs) por meio das ondas eletromagnéticas na faixa de rádio.

BAO é um método utilizado pela astrofísica para, por meio de oscilações acústicas, entender as aglomerações de galáxias e medir a expansão do Universo e a quantidade de matéria escura.

Diamante Online com Assessoria

Tópicos
Anúncio full