Vale do Piancó
TRE-PB anula cassação e mantém mandato do prefeito de Pedra Branca
Corte Eleitoral acatou o recurso impetrado pela defesa do gestor.
Por Redação
21/08/2025 às 07:55 | Atualizado em 21/08/2025 às 08:08
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) anulou a sentença que havia cassado o mandato do prefeito de Pedra Branca (PB), Allison Bastos.
Em decisão, os desembargadores acompanharam o voto do relator Bruno Teixeira de Paiva para acatar o recurso da defesa e anular o processo proferido pela primeira instância.
Allison, assim como o vereador Geudiano de Sousa, teve o mandato cassado no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitorial (AIJE) pela prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágios. Eles também haviam sido condenados a inelegibilidade por oito anos, pagamento de multa e cassação dos diplomas do representados.
A corte eleitoral, em sua análise, reconheceu falhas no trâmite inicial do processo, pois foi verificado que não houve inclusão do vice-prefeito eleito na chapa, Francisco Teotônio, no processo.
“A decisão desfavorável ao candidato eleito ao cargo de prefeito, que cassa o seu registro ou diploma, afetará igualmente o seu vice-prefeito, o que leva a formação do litisconsórcio passivo necessário”, diz um trecho do TRE.
Com o deferimento do recurso impetrado pela defesa, a Justiça Eleitoral mantém o gestor no cargo.
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Vale do Piancó
caso de polícia
Moradora denuncia envenenamento de animais em Piancó
Ao menos três gatos já morreram sob suspeita de envenenamento.
24/08/2025homenagem
VÍDEO: Homem tatua Jair Bolsonaro no braço em Ibiara, Sertão da Paraíba
A homenagem foi compartilhada pelo próprio bolsonarista nas redes sociais e grupos de WhatsApp.
24/08/2025