Vale do Piancó
Morre aos 67 anos o professor e ativista cultural José Geraldo Ferreira Mendes
Natural de Arcoverde (PE), ele se radicou em Diamante no ano de 1969, quando passou a construir uma trajetória de grandes serviços prestados à educação e cultura local.
Por Redação
30/08/2025 às 15:46 | Atualizado em 01/09/2025 às 17:58
Faleceu o professor José Geraldo Ferreira Mendes (Foto: arquivo pessoal)
A cidade de Diamante (PB) perdeu na tarde deste sábado (30) uma de suas figuras mais marcantes no cenário educacional e cultural. Faleceu em João Pessoa, vítima de um ataque cardíaco, o professor José Geraldo Ferreira Mendes, de 67 anos.
Natural de Arcoverde (PE), ele se radicou em Diamante no ano de 1969, quando passou a construir uma trajetória de grandes serviços prestados à educação e cultura local.
Uma vida dedicada à educação e à cultura
Geraldo Mendes ingressou na vida docente ainda jovem, tornando-se professor da rede estadual e municipal de ensino. Foi secretário de Educação e também secretário de Cultura do município, desempenhando papéis de relevância na formação de várias gerações.
Autor do livro “Diamante: Epopeia de uma Época”, registrou parte da história e da memória da cidade, deixando um importante legado literário e cultural. Além disso, atuou como funcionário dos Correios e do IBGE, coordenou cursos pedagógicos, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal e se destacou como ativista cultural.
Na juventude, também fez parte da banda marcial local, exercendo sua paixão pela música e pela valorização dos movimentos culturais do município.
Despedida
O corpo de Geraldo Mendes será velado e sepultado neste domingo (31) no cemitério local de Diamante, onde familiares, amigos, ex-alunos e admiradores poderão prestar a última homenagem a quem tanto contribuiu para o crescimento da cidade.
A morte do professor deixa uma lacuna na educação e na cultura diamantinense, mas também uma memória de dedicação, compromisso e amor à terra que escolheu como lar.
Diamante Online
Tópicos
