Menu
Brasil

Após decisão da Justiça, governo suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares

A suspensão foi publicada em edição extra do -Diário Oficial da União- da quarta-feira (11), em portaria do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Da Redação do Diamante Online

13/12/2019 às 14:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Após determinação de um juiz federal do Ceará, o governo do presidente Jair Bolsonaro suspendeu a nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares – órgão de promoção da cultura afro-brasileira.

A suspensão foi publicada em edição extra do -Diário Oficial da União- da quarta-feira (11), em portaria do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A nomeação de Camargo para a presidência da Fundação Palmares ocorreu no fim de novembro, e causou uma onda de reações. O motivo é uma série de publicações, nas redes sociais, em que o jornalista relativiza temas como a escravidão e o racismo no Brasil.

Numa publicação antes de ser nomeado para o cargo, o jornalista classificou o racismo no Brasil como nutella. Racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda, afirmou.

Ele também postou, em agosto, que -a escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes-. -Negros do Brasil vivem melhor que os negros da África-, completava a publicação

Sobre o Dia da Consciência Negra, Sérgio Camargo afirmou que o -feriado precisa ser abolido nacionalmente por decreto presidencial-. Ele disse que a data -causa incalculáveis perdas à economia do país, em nome de um falso herói dos negros (Zumbi dos Palmares, que escravizava negros) e de uma agenda política que alimenta o revanchismo histórico e doutrina o negro no vitimismo-.

No dia 3 de novembro, Sérgio publicou uma mensagem numa rede social na qual disse que -sente vergonha e asco da negrada militante-. -Às vezes, [sinto] pena. Se acham revolucionários, mas não passam de escravos da esquerda-, escreveu.

No dia seguinte (4) ao post, o juiz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, determinou a suspensão da nomeação, em uma ação movida por um advogado. Na decisão, Guerra afirmou que há -diversas publicações- feitas por Sérgio Nascimento que têm o -condão de ofender justamente o público que deve ser protegido pela Fundação Palmares-.

O governo recorreu da determinação do juiz, mas ainda não houve decisão judicial sobre o recurso.

Nesta quarta, no mesmo despacho que suspende a nomeação de Nascimento, o governo tornou sem efeito a nomeação de Luciana Rocha Feres para a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A nomeação dela havia sido publicada no -Diário Oficial da União- na quarta. A decisão do juiz federal do Ceará que trata do caso de Sérgio Nascimento não citava o caso de Luciana Rocha.

ResumoPB

Tópicos
Anúncio full