Menu
Brasil

Deputado do PSOL fará audiência na Câmara para debater OVNIs

A proposta visa discutir como o Estado deve lidar com os registros de objetos voadores não identificados.

Por Redação

11/09/2025 às 08:10

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) conseguiu aprovar uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa para discutir o tema dos objetos voadores não identificados (OVNIs). A sessão está marcada para o dia 16 de setembro, às 10h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo o parlamentar, o objetivo não é falar de extraterrestres, mas analisar como o Estado lida com esses registros e a aplicação da Lei de Acesso à Informação.

– [A audiência pública] será uma oportunidade crucial para reunir pesquisadores acerca do assunto e promover um debate construtivo a respeito de questões que envolvem a ufologia, o uso da Lei de Acesso à Informação e seus potenciais impactos para a informação da sociedade e manutenção da soberania nacional – disse Chico Alencar, no requerimento.

Entre os convidados confirmados estão os ufólogos Thiago Ticchetti, Vitório Pacaccini, Marco Antônio Petit, Fernando Ramalho e Wagner Vital, todos com longa trajetória em pesquisas sobre o assunto.

Na justificativa, Alencar lembrou que os Estados Unidos já realizaram audiência semelhante em 2023, quando militares relataram avistamentos de OVNIs e levantaram preocupações com a segurança do espaço aéreo.

– Os UAPs, sejam eles quais forem, podem representar uma séria ameaça para aeronaves militares e civis – destacou o deputado norte-americano Robert Garcia, citado no documento.

O requerimento também menciona que o Brasil é um dos países com maior acervo documental sobre o tema, incluindo arquivos da Força Aérea Brasileira que já foram liberados ao Arquivo Nacional, como os relatórios do SIOANI e da Operação Prato.

A audiência, segundo o deputado, será uma oportunidade para reunir especialistas e discutir impactos sociais, ambientais e de soberania ligados aos fenômenos aéreos não identificados.

pleno.news

Anúncio full