Menu
Brasil

Governo Lula anuncia criação de universidade indígena

Durante a visita, o presidente ouviu reivindicações de caciques do povo Kumaruara e se comprometeu a investir em saúde e infraestrutura.

Por Redação

03/11/2025 às 09:15

 -

(Foto: )

O presidente Lula (PT) anunciou neste domingo (2) a criação de uma universidade indígena com sede em Brasília. O anúncio foi feito durante visita à Aldeia Vista Alegre do Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no Pará, em agenda que integra os eventos preparatórios da COP30.

Lula explicou que o prédio da sede já está definido e que os estados poderão criar extensões da universidade para atender jovens próximos de suas comunidades. Ele também prometeu ampliar escolas padrão MEC em regiões indígenas, após reuniões com o Ministério da Educação e a Funai.

– Vamos anunciar ainda uma universidade indígena, com sede em Brasília. Já tem até prédio. Pode ter o curso principal lá, mas os estados vão fazer extensão para os jovens próximo de onde moram – declarou o petista.

Durante a visita, o presidente ouviu reivindicações de caciques do povo Kumaruara e se comprometeu a investir em saúde e infraestrutura. Entre as medidas citadas estão a construção de um centro de saúde equipado, transporte adequado e ampliação do acesso a profissionais especializados.

Lula também mencionou a inclusão das aldeias nos programas Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de garantir energia elétrica e moradias de qualidade. Ele afirmou que o governo fará um levantamento das necessidades locais para planejar as ações.

pleno.news

Anúncio full