Menu
Brasil

Com atrizes pornô Andressa Urach e Elisa Sanches, escola de samba vai homenagear profissionais do sexo

70 profissionais e ex-profissionais do sexo vão cruzar a Marquês de Sapucaí. 'Não fala só de prostituição, fala de sobrevivência, de recomeço e de verdade', diz Andressa Urach.

Por Redação

14/02/2026 às 19:48 | Atualizado em 14/02/2026 às 19:49

Profissionais do sexo serão as homenageadas da Porto da Pedra na Série Ouro - Divulgação

Profissionais do sexo serão as homenageadas da Porto da Pedra na Série Ouro (Foto: Divulgação)

Cerca de 70 profissionais e ex-profissionais do sexo vão cruzar a Marquês de Sapucaí durante o desfile da Unidos do Porto da Pedra no Carnaval 2026 — e prometem transformar a avenida em palco de debate, brilho e muita provocação. Entre as confirmadas estão as atrizes pornô Andressa Urach e Elisa Sanches.

Também desfilarão ex-garotas de programa como a paraibana Lourdes Barreto, de 83 anos, hoje ativista de direitos das trabalhadoras sexuais, eleita uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC; e Raquel Pacheco, conhecida pelo pseudônimo Bruna Surfistinha, que ficou famosa ou narrar sua trajetória como prostituta de luxo.

Sétima a entrar na Avenida, neste sábado (14), a agremiação de São Gonçalo apresentará o enredo “Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite”, do carnavalesco Mauro Quintaes.

A escola quer apostar em um desfile que coloca as profissionais do sexo no centro da narrativa, misturando crítica social, empoderamento e aquele tempero irreverente que só o carnaval tem.

A ideia, segundo a Porto da Pedra, é mostrar que por trás do rótulo existe gente de carne, osso, boleto e responsabilidade.

A escritora Raquel Pacheco, a eterna Bruna Surfistinha, faz sua estreia no carnaval justamente em um desfile que dialoga com sua própria trajetória. Depois de virar livro e filme, Bruna agora troca o blog pela avenida — com direito a plumas, pedrarias e holofotes.

Quem também sairá em defesa das profissionais do sexo é Andressa Urach. Ao g1, a influenciadora afirmou que o enredo não falará apenas de prostituição.

“Esse samba-enredo fala de mulheres que muitas vezes foram julgadas, mas que também têm história, força e dignidade. Eu me vejo nesse enredo, porque ele não fala só de prostituição, fala de sobrevivência, de recomeço e de verdade”.

Elisa Sanches: “Somos mulheres fortes”

A influenciadora e produtora de conteúdo adulto Elisa Sanches também estará na avenida. Ao g1, ela diz que se sente representada pelo enredo.

“Já fui chamada de ‘puta’, mas isso não me incomoda, porque é o meu trabalho. A Sanches é diferente da Elisângela. Sou mãe, tenho minha vida pessoal. Faço isso para pagar as contas, inclusive a faculdade da minha filha”, afirma Elisa.

Segundo ela, o desfile é uma forma de reconhecimento. “O que define alguém é o caráter, não a profissão. Somos mulheres batalhadoras.”

G1

Anúncio full