Menu
Educação

Enem 2025: professor de redação alerta para paranoia de decorebas e de adivinhação de temas

Professor Ivo Filho é palestrante, mestre em Letras (UFPB), especialista em Educação (UEPB), redator da BNCC, autor de quatro livros.

Por Redação

28/10/2025 às 14:25 | Atualizado em 28/10/2025 às 16:31

Professor Ivo - Arquivo Pessoal

Professor Ivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Atuando na educação há mais de 30 anos, o professor Ivo Filho faz alerta sobre o perigo do uso de modelos prontos e de repertório sociocultural de bolso na redação do Enem.

"A redação do Enem deve ser tratada com responsabilidade e profissionalismo. Não é interessante brincar de decorar uma forma para levá-la no "bolso" e, a partir disso, construir um texto como se fosse uma máquina. Não! Definitivamente, essaa prática levará o participante a obter uma nota baixa na produção. O importante, pois, é praticar, dominar a estrutura da tipologia e conhecer repertórios legitimados, tornando-os PRODUTIVOS e pertinentes para o auxílio da construção da argumentação", disse. 

"Não adianta, também, ficar brincando de acertar tema. Professores e estudantes que se prezam devem trabalhar com macrotemas, eixos temáticos , aulas temáticas, discussões de assuntos do dia a dia etc. É preciso de fato dar margem ao protagonismo estudantil, que, muitas vezes, fica apenas na teoria e nos discursos prolixos. Trocando em miúdos, redação não pode ser uma paranoia para o estudante. Tem de ser uma atividade prazerosa, mesmo fazendo parte de um processo seletivo. Ela é o pontapé inicial para a aprovação dos estudantes e, por essa razão, tem de sercproduzida com muita cautela e comprometimento", frisou o professor Ivo.

Professor Ivo Filho é palestrante, mestre em Letras (UFPB), especialista em Educação (UEPB), redator da BNCC, autor de quatro livros.

Anúncio full