Menu
Esportes

Brasil perde para a Bolívia e encerra eliminatórias na pior colocação da história

Brasil ficou na 5ª colocação e disputaria a repescagem se o número de vagas para a Copa do Mundo não tivesse aumentado.

Por Redação

09/09/2025 às 23:00 | Atualizado em 10/09/2025 às 15:59

O Brasil perdeu para a Bolívia por 1 a 0 nesta terça-feira (9), pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, no estádio municipal de El Alto. Sem sua força máxima e limitada pela altitude, a Seleção Brasileira fez muito pouco e acabou derrotada por bolivianos bem motivados. O autor do gol foi Miguelito, cobrando pênalti ainda no primeiro tempo.

Com a derrota em El Alto, o Brasil fechou a trajetória nas Eliminatórias com a sua pior campanha no formato atual, disputado desde a Copa do Mundo de 1998. A Seleção Brasileira somou apenas 28 pontos - 17 a menos que na última edição - e venceu 8 dos 18 jogos disputados. Na antiga distribuição de vagas, a maior campeã mundial disputaria a repescagem por ter ficado na 5ª colocação.

Agora o Brasil terá amistosos pela frente até a estreia na Copa do Mundo de 2026. Na Data FIFA de outubro, os desafios do time de Carlo Ancelotti serão pela Ásia. Os duelos serão contra a Coreia do Sul no dia 10 e o Japão no dia 14, em Seul e Tóquio, respectivamente.

Do lado da Bolívia, além da sempre histórica vitória sobre o Brasil, houve a classificação para a fase de repescagem do Mundial de 2026. No próximo ano, os bolivianos disputarão um torneio com outras cinco seleções pelas últimas duas vagas na primeira Copa do Mundo com 48 seleções. Se conseguir, La Verde encerrará um jejum de 32 anos sem disputar a Copa.

Brasil sem ar

Com mais de 4 mil metros de altitude e sem usar a sua força máxima de saída, o Brasil apresentou muito pouco na etapa inicial e viu a Bolívia pressionar em busca de uma vaga na repescagem. Mais acostumados com ar rarefeito, os bolivianos abusaram dos chutes de fora da área e finalizaram 13 vezes só no primeiro tempo.

A insistência da Bolívia deu resultado próximo do intervalo, quando o árbitro, após consulta ao VAR, marcou pênalti de Bruno Guimarães sobre o lateral Roberto. Miguelito, melhor boliviano em campo, assumiu a cobrança, bateu firme e abriu o placar.

flashscore

Anúncio full