Vale do Piancó
TJPB e Prefeitura de Coremas assinam convênio para instalação de energia solar no fórum da comarca
Considerado um dos estados com melhor índice de irradiação solar do país, a Paraíba conta com fatores climáticos amplamente favoráveis para o desenvolvimento do potencial energético da região.
Da Redação do Diamante Online
14/03/2020 às 11:21 | Atualizado em 23/06/2025 às 06:00
Embora esteja atrasada em relação aos outros estados com grande potencial energético para o desenvolvimento de sistemas solares, a Paraíba possui uma ampla vantagem para a geração de energia fotovoltaica devido à sua alta incidência solar. Fatores como alto custo de aquisição e falta de incentivos governamentais são alguns dos desafios para a implementação desta solução alternativa no estado, mas que podem ser solucionados com algumas estratégias.
Considerado um dos estados com melhor índice de irradiação solar do país, a Paraíba conta com fatores climáticos amplamente favoráveis para o desenvolvimento do potencial energético da região, com temperaturas médias de 28ºC e mínimos sinais de nebulosidades.
Sendo assim, valores entre 600 e 800 W/m² são comuns no sertão paraibano, além do nível anual de chuvas inferior a 1000 mm, temperatura que garante a melhor operação de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia solar, o que colabora para a geração de eletricidade em um período maior durante o dia.
Pensando nessa economia e na proteção para o meio ambiente, o TJPB vem implantando a energia solar em vários órgãos da justiça, a exemplo do Fórum da Comarca da cidade de Coremas, no Vale do Piancó.
Assessoria
Tópicos
