Mundo
Israel aprova pena de morte para terroristas
Parlamento do país deliberou sobre mudança no Código Penal neste domingo.
Por Redação
28/09/2025 às 15:05
O Parlamento de Israel (Knesset) aprovou neste domingo (28), em primeira leitura, a proposta de emenda ao Código Penal que estabelece a pena de morte para terroristas. A emenda prevê que um terrorista condenado por assassinato motivado por racismo ou hostilidade contra um grupo específico, e cujo ato tenha a intenção de prejudicar o Estado de Israel, será condenado à pena de morte obrigatória.
Após essa primeira leitura, a emenda será discutida no Comitê de Segurança Nacional. Em seguida, haverá uma segunda e uma terceira leituras, após as quais será realizada uma votação final em plenário para aprová-la.
A iniciativa foi apresentada pela deputada Limor Son Har-Melech, do partido Otzma Yehudit, e apoiada pelos parlamentares Oded Forer, Avigdor Lieberman, Yevgeni Sova, Sharon Nir e Amar Hamed, todos membros do partido Yisrael Beitenu. Ambos os partidos pertencem à ala de direita da coalizão que governa Israel, com Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro.
Israel proíbe a pena de morte para a maioria dos delitos civis e criminais, sendo permitida somente em casos extraordinários, principalmente para crimes de guerra ou genocídio. Desde a fundação do Estado, em 1948, o único caso que resultou em uma execução foi o de Adolf Eichmann, um dos principais perpetradores do Holocausto, cuja sentença foi cumprida em 1962.
Nos últimos anos, especialmente após o ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023 e vários casos de atrocidades e ataques com armas de fogo, houve propostas legislativas para permitir a pena de morte, promovidas principalmente por partidos de direita como forma de dissuasão.
EFE
Tópicos

Mais Notícias em Mundo
Violência
Tiroteio deixa feridos em igreja mórmon nos Estados Unidos
Segundo a polícia, atirador também ficou ferido.
02/10/2025