Menu
Mundo

Príncipe William desembarca pela 1ª vez no Brasil para prêmio e COP30

Futuro rei da Inglaterra vem ao Brasil para a cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot.

Por Redação

03/11/2025 às 09:07

 - Chris Jackson / Getty Imagens for Kensington Palace

(Foto: Chris Jackson / Getty Imagens for Kensington Palace)

Herdeiro do trono britânico, o príncipe William desembarcará em solo brasileiro nesta segunda-feira (3). É a primeira vez que o futuro rei do Reino Unido aterrissará no Brasil. Ele pousará no Rio de Janeiro, cidade eleita pelo integrante da família real para sediar a edição 2025 do Prêmio Earthshot. A cerimônia de premiação ocorrerá no Museu do Amanhã, na noite desta quarta-feira (5).

Ao longo da turnê oficial de três dias pela Cidade Maravilhosa, o príncipe William visitará pontos turísticos do Rio e projetos dedicados à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, conforme anunciou o Palácio de Kensington. O próximo monarca britânico também marcará presença em eventos que têm vínculo com o Prêmio Earthshot e com programa United for Wildlife (Unidos pela Vida Selvagem, em tradução livre), da Royal Foundation.

Por conta de o Brasil sediar a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP30, em Belém (PA), William viu como a oportunidade “perfeita” para o solo verde-amarelo receber a cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot. A iniciativa foi criada pelo futuro rei britânico para condecorar projetos ambientais inovadores. Antes do Brasil, a África do Sul acolheu o evento.

Após participar da cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, William pousará no dia seguinte na capital paraense. O marido de Kate Middleton marcará presença na reunião da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30. Ele representará o pai, Charles III, no encontro. Em novembro do ano passado, o portal Daily Mail publicou sobre a vinda do herdeiro do trono ao Brasil. À época, uma fonte revelou que o príncipe de Gales estava “ansioso” para prestigiar o evento.

Anúncio

Em abril deste ano, William anunciou, por meio de um vídeo, qual destino brasileiro iria receber a quinta cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot. Na publicação, o príncipe William confessou a vinda para o Rio de Janeiro. Em conversa com a atriz Nomzamo Mbatha e o fotógrafo Robert Irwin, o próximo rei britânico exaltou a diversidade cultural e a riqueza ambiental do país sul-americano: “O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. É o lar da Amazônia.”

Rio de Janeiro

Poucos dias antes do príncipe William aterrissar no Rio de Janeiro, a cidade protagonizou as manchetes nacionais e internacionais em razão da Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28/10), nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital carioca. Mais de 100 pessoas foram mortas, conforme dados divulgados pela Polícia Civil do estado.

Os portais internacionais de notícias Express, Daily Mail e The Mirror publicaram sobre a megaoperação no Rio de Janeiro e a definiram como “dia do terror”. Os tabloides ressaltaram o sentimento de “preocupação” e “temor” com relação à segurança do príncipe na cidade.

“Preocupações com a segurança do príncipe William antes da visita ao Earthshot após o ‘dia do terror’”, escreveu o Express no título. Já o Daily Mail noticiou: “Operação policial em favela brasileira deixa mais de 100 mortos em sangrenta ‘limpeza’ dias antes da visita do príncipe William“. O The Mirror frisou que a capital carioca está em uma “guerra entre gangues” momentos antes do herdeiro do trono chegar.

Ao The Mirror, uma fonte que não quis se identificar confidenciou: “Com a chegada do príncipe William e outras autoridades ao Rio para a cerimônia [do Prêmio Eartshot], a segurança já estava reforçada. Mas, após o derramamento de sangue sem precedentes durante os violentos confrontos entre gangues, o governo [estadual] mobilizou milhares de policiais e militares”.

“Todos os olhares estarão voltados para o Rio enquanto William estiver lá, e há uma preocupação genuína de que a violência volte a eclodir durante sua estadia no Brasil”, salientou o informante.

De acordo com o Express e o The Mirror, as autoridades brasileiras reforçaram drasticamente as medidas de segurança antes da chegada do príncipe William ao Rio de Janeiro, após o devastador “dia do terror” na cidade.

Metrópoles

Anúncio full