Mundo
PF apreende carga de 1,3 tonelada droga no Oceano Atlântico em operação internacional
Ação integrada interceptou embarcação brasileira em alto-mar; três tripulantes foram presos.
Por Redação
09/02/2026 às 08:03
PF apreende carga de 1,3 tonelada droga no Oceano Atlântico em operação internacional (Foto: PF/Divulgação)
A Polícia Federal participou de uma operação internacional que resultou na apreensão de uma carga de 1,3 tonelada de droga no Oceano Atlântico. A ação ocorreu em alto-mar no dia 1º de fevereiro de 2026, mas as informações só foram divulgadas nesta segunda (9).
Conforme a Polícia Federal, a operação foi realizada por autoridades estrangeiras, com apoio de organismos internacionais especializados no combate ao tráfico transnacional.
A interceptação da embarcação brasileira foi conduzida por um navio militar francês, após o compartilhamento de informações operacionais repassadas ao longo de janeiro de 2026. Os dados indicavam a possível utilização de rotas oceânicas por organizações criminosas da América do Sul para o transporte de cargas ilícitas. A troca de informações entre agências internacionais permitiu a identificação prévia da embarcação suspeita, localizada em área marítima fora da costa brasileira.
A Polícia Federal informou ter contribuído com informações de inteligência sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística utilizada por grupos criminosos e perfis de embarcações associadas ao tráfico de entorpecentes.
"Esse intercâmbio possibilitou a atuação coordenada e o direcionamento das equipes envolvidas, favorecendo a tomada de decisão que culminou na interceptação bem-sucedida", disse a PF.
Após a apreensão da carga, três tripulantes brasileiros foram presos e levado à sede da PF no dia 5 de fevereiro de 2026. A entrega ocorreu no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, quando uma equipe da PF embarcou na fragata estrangeira para realizar os procedimentos necessários. Em seguida, os detidos foram conduzidos à Superintendência Regional da PF.
Os suspeitos poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça.
"O resultado evidencia a importância da atuação integrada e da cooperação internacional no enfrentamento ao crime organizado transnacional", disse a Polícia Federal.
G1
Tópicos
Mais Notícias em Mundo
Política internacional
Socialista derrota direita e vence eleições em Portugal
André Ventura, do Chega, não conseguiu votos suficientes.
09/02/2026Condenação
Mulher é condenada a 4 anos de prisão na Rússia por ameaçar queimar corpo de ex-líder da União Soviética
Tribunal de Moscou condenou russa a quatro anos de prisão.
06/02/2026