Mundo
EUA e Nigéria anunciam morte de comandante do Estado Islâmico
Ação secreta elimina Abu-Bilal al-Minuki, segundo no hierarquia do grupo terrorista.
Por Redação
17/05/2026 às 08:31
Uma operação conjunta entre os Estados Unidos e a Nigéria resultou na morte de Abu-Bilal al-Minuki, comandante do grupo terrorista Estado Islâmico. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump nas redes sociais. A missão ocorreu na noite de sexta-feira (15) e visava atingir combatentes extremistas no nordeste da Nigéria.
Abu-Bilal al-Minuki era considerado o segundo no comando do Estado Islâmico e um dos terroristas mais ativos globalmente. As forças americanas e nigerianas executaram a complexa missão com precisão para eliminar essa ameaça significativa. Imagens divulgadas mostram uma movimentação que sugere um alvo em fuga durante o ataque.
A colaboração entre os dois países não é inédita; ações conjuntas têm sido realizadas desde o ano passado. Recentemente, 17 agentes foram mortos num ataque jihadista contra a Escola do Exército da Nigéria. O presidente nigeriano Muhammadu Buhari agradeceu ao apoio contínuo dos Estados Unidos nessa luta contra o terrorismo e manifestou seu desejo por novas operações contra membros remanescentes do Estado Islâmico.
R7.com
Tópicos
Mais Notícias em Mundo
Ufologia
Governo Trump divulga arquivos sobre OVNIs com imagens até de missão lunar da Apollo; saiba como ver
09/05/2026EUA
Morre Ted Turner, fundador da CNN, aos 87 anos
Causa da morte não foi divulgada. Magnata também comprou a MGM e lutou por causas ambientais.
06/05/2026