Paraíba
Projeto leva reciclagem consciente a Monteiro, no Cariri paraibano
O "Recicla Monteiro" é idealizado pela agente de combate às Endemias Thayse Moura.
Da Redação do Diamante Online
17/02/2023 às 15:39 | Atualizado em 09/11/2025 às 10:41

O projeto de reciclagem “Recicla Monteiro-PB – Cariri Ocidental” tem buscado inserir e adotar as medidas necessárias para implementar a coleta seletiva no município de Monteiro, na Paraíba. O programa é idealizado pela agente de combate às Endemias Thayse Moura.
A ação irá beneficiar os catadores de reciclagem do lixão local, bem como os de reciclagem que trabalham de forma autônoma na zona urbana, rural e a população em modo geral.
“Com o apoio da Prefeitura local, do SEBRAE, do IFPB, e de empresários, Vereador Cajó Menezes, de empresários e comerciantes do municípios, foi possível consolidar as ações necessárias para a realização do projeto”, disse Thayse.
A mentora do projeto o idealizou a partir de uma proposta feita pela fundação do Banco do Brasil no ano de 2014, cujo edital de seleção pública feita pelo Cataforte (Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias).

Inicialmente a agente deseja empreender uma indústria de reciclagem, visto que em seus estudos na área ambiental, identificou a necessidade e relevância de se ter uma indústria nesse segmento.
Thayse também criou dois projetos que têm fundamental importância para a população monteirense, visando alfabetizar jovens e adultos que são catadores de recicláveis e que não tiveram acesso à escola para aprenderem a ler e escrever e oferecer curso básico de informática para inclusão digital deles.
Dessa forma, idealizadora enfatiza que a realização do seu projeto terá grande ênfase e viabilidade. “A reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável, porque, além de se ter o reaproveitamento dos resíduos sólidos, gerará economia para as empresas, além de outros benefícios, como exemplo, redução no gasto de energia, dos gases de efeito estufa e, principalmente, geração de emprego. Portanto, reduzir, reciclar e repensar são medidas que irão promover a sustentabilidade e a prevenção dos recursos naturais, beneficiando assim o município de Monteiro e a população de modo geral e as gerações futuras”, finalizou.
Tópicos