Paraíba
Operação interdita depósito de bebidas e encontra frascos reutilizados em investigação de morte por suspeita de intoxicação por metanol na PB
Homem de 32 anos morreu neste sábado (4). Ele é o primeiro caso suspeito de intoxicação por bebida adulterada em investigação na Paraíba.
Por Redação
05/10/2025 às 14:10 | Atualizado em 06/10/2025 às 09:28
Após a morte de um homem de 32 anos na Paraíba, com suspeita de intoxicação por bebida adulterada com metanol, a Polícia Civil e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) realizaram, no sábado (4), uma operação em Baraúna, no Seridó paraibano, município onde a vítima morava. Durante a ação, a Agevisa interditou um depósito de bebidas que funcionava sem certificações, onde também foram encontrados frascos com indícios de reutilização.
Diversas bebidas foram recolhidas, sendo uma parte dessas bebidas encaminhada para o Instituto de Polícia Científica (IPC), que fará exames periciais, e parte levada pela Agevisa. A Polícia Civil informou que deve divulgar em breve a estimativa da quantidade de bebidas apreendidas.
De acordo com a delegada Nercília Dantas, o responsável pelo depósito era quem distribuía as bebidas na cidade. Ele foi ouvido na delegacia.
A vítima, identificada como Rariel Dantas, morreu no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande neste sábado (4), após três paradas cardiorrespiratórias. Ele havia sido internado inicialmente no Hospital Regional de Picuí e transferido para Campina Grande, mas não resistiu.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, Rariel havia consumido bebidas alcoólicas nos últimos três dias e apresentava sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.
O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande, onde foram coletados materiais para análise. O corpo de Rariel já foi liberado e deve chegar a Baraúna ao longo deste domingo (5), sendo previsto o sepultamento ainda na tarde deste domingo, no cemitério público da cidade.
Laudo sobre morte deve sair em 48 horas
O laudo sobre a morte de Rariel Dantas, de 32 anos, suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol, deve sair em até 48 horas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Paraíba.
O secretário de Saúde, Ari Reis, detalhou que as análises vão identificar se há substâncias associadas à intoxicação e que já há previsão de agenda na segunda-feira (6) na SES para esclarecer o caso.
“As primeiras amostras deste paciente foram coletadas com a presença do IPC (Instituto de Polícia Científica). Elas seguem para análise, que vai medir se existem substâncias associadas à intoxicação. Esperamos que o laudo seja emitido em até 48 horas e já temos previsão de uma agenda na próxima segunda-feira na SES para elucidar o caso”, disse.
O paciente havia consumido bebida alcoólica nos últimos três dias. Inicialmente, ele foi internado no Hospital Regional de Picuí e, posteriormente, transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde não resistiu após três paradas cardiorrespiratórias.
Além da investigação laboratorial, a SES acompanha operações de fiscalização em Baraúna, cidade de origem da vítima, realizadas neste sábado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e pela Polícia Civil. Essa ação desencadeou uma segunda operação de fiscalização na cidade de Picuí.
Caso de Rariel é o primeiro em investigação da Paraíba
O caso da morte de Rariel Dantas é o primeiro suspeito de intoxicação por metanol investigado na Paraíba.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todas as medidas previstas nos protocolos clínicos foram aplicadas, entre elas o uso de um antídoto específico, mas o paciente teve piora no quadro e não resistiu. O órgão também criou um grupo de trabalho com a Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX–JP) para intensificar a fiscalização e o monitoramento de possíveis bebidas alcoólicas adulteradas no estado.
A Secretaria de Saúde (SES-PB) comunicou o episódio aos serviços de vigilância em saúde pública e reforçou o alerta para evitar o consumo de bebidas de origem desconhecida.
A recomendação é procurar atendimento médico imediato em casos de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação.
G1
Tópicos
