Policial
Ex-nora de Lula é alvo em operação sobre fraudes em licitações
Carla Ariane Trindade teria atuado para facilitar a liberação de recursos do MEC, conforme investigação.
Por Redação
13/11/2025 às 08:26
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira, 12, mandados de busca e apreensão contra Carla Ariane Trindade, ex-nora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), investigada da Operação Coffee Break, que apura suspeitas de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos.
A ação foi autorizada pela 1ª Vara Federal de Campinas, que também determinou a apreensão dos passaportes dos investigados. De acordo com a investigação, Carla teria atuado em Brasília para facilitar a liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC) para a Life Tecnologia Educacional.
Notícias relacionadas
A empresa recebeu cerca de R$ 70 milhões em contratos para o fornecimento de kits e livros escolares a prefeituras do interior paulista, conforme o Estadão. A PF aponta indícios de que o material fornecido estava superfaturado e que parte dos valores era desviada para empresas de fachada. Procurada pela reportagem, a Life não se manifestou.
As apurações indicam que André Mariano, dono da Life, contratou Carla Ariane e Kalil Bittar (ex-sócio de Fábio Luiz Lula da Silva) para obter vantagens junto ao governo federal. No material apreendido pela PF, o nome de Carla aparece nas anotações de Mariano acompanhado da palavra "Nora".
Carla foi casada com Marcos Cláudio Lula da Silva, filho da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Já Kalil é irmão de Fernando Bittar, um dos proprietários do sítio de Atibaia, alvo de investigação na Operação Lava Jato, e foi sócio de Fábio Luiz na Gamecorp.
A PF afirma ainda que Mariano pagava uma "mesada" a Kalil em troca da defesa de seus interesses junto ao governo após a eleição de Lula, em 2022. Essa suspeita é baseada em anotações, conversas extraídas de celular e quebra de sigilo bancário.
Além de Carla e Kalil, André Mariano foi alvo de mandado de prisão. Procuradas pela reportagem, as defesas não se manifestaram.
Terra
Tópicos
Mais Notícias em Policial
Investigação
Polícia Civil instaura inquérito para investigar pai que deixou filho cair no chão, em Conceição
De acordo com o Conselho Tutelar de Conceição, a criança está sob os cuidados da mãe.
17/11/2025Violência contra mulher
Homem é preso por agredir ex-mulher em Piancó
A vítima relatou que vive em constante ameaça e que está sendo perseguida pelo suspeito.
17/11/2025