Menu
Policial

Três homens são presos por usar nome da Unicef para arrecadar falsas doações

Suspeitos aplicavam golpe desde 2014; eles entravam em contato com as vítimas e solicitavam transferências via PIX.

Por Redação

13/08/2026 às 17:30

Presos 3 suspeitos de usar nome da UNICEF para arrecadar falsas doações - Reprodução

Presos 3 suspeitos de usar nome da UNICEF para arrecadar falsas doações (Foto: Reprodução)

Três homens foram presos, na manhã desta quinta-feira (13), suspeitos de usar o nome do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para arrecadar falsas doações. As prisões foram realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal em Imperatriz (MA) e Lucas do Rio Verde (MT).

Os suspeitos, que aplicavam o golpe desde 2014, entravam em contato com as vítimas por ligações e mensagens, e solicitavam transferências via PIX.

Apenas uma vítima chegou a transferir R$ 10 mil para os suspeitos. O valor total arrecadado pelos suspeitos ao longo dos anos não foi informado.

Em nota ao g1, o Unicef diz que suas equipes podem abordar pessoas, sempre utilizando colete e crachá de identificação. Em empresas, institutos e fundações, o contato é realizado diretamente pelos canais oficiais. "O UNICEF não solicita doações em dinheiro ou em espécie durante abordagens de captação", diz.

O Unicef também diz que se uma pessoa for abordada por alguém que diga representar o fundo, é possível verificar a autenticidade do contato pelos canais oficiais (veja no final da reportagem).

Investigação

Segundo a polícia, os suspeitos conseguiram abrir uma conta MEI com o nome do Unicef. Usando a imagem da organização, eles solicitavam transferências para as vítimas.

"Enquanto as vítimas acreditavam estar ajudando crianças, estavam, na realidade, financiando uma organização criminosa", diz a polícia.
Foram identificadas vítimas no Distrito Federal e em outros estados. A Polícia Civil diz que os presos poderão responder, em tese, pelos crimes de:

  • Estelionato eletrônico;
  • Associação criminosa;
  • Falsidade ideológica;
  • Uso de documento falso.

As penas somadas podem alcançar até 21 anos de reclusão, além de multa.

O que diz o Unicef

"O trabalho do UNICEF é financiado por doações de pessoas físicas, empresas, institutos, fundações e governos.

Para a segurança dos doadores, as contribuições devem ser realizadas exclusivamente pelos canais oficiais do UNICEF:

- Site: unicef.org.br e help.unicef.org/brazil/

- PIX: o UNICEF possui chaves PIX oficiais vinculadas a diferentes bancos. Antes de realizar uma transferência, confirme os dados pelos canais oficiais.

- Chaves PIX oficiais:

[email protected]

[email protected]

[email protected]

37109bf1-8b06-43c7-bdb2-95768909fe2d

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

- Captação Face a Face: nossas equipes podem abordar pessoas em espaços públicos ou
privados, sempre utilizando colete e crachá de identificação do UNICEF.

- Empresas, institutos e fundações: o contato é realizado diretamente pelos canais oficiais do UNICEF.

O UNICEF não solicita doações em dinheiro ou em espécie durante abordagens de captação.

Se você for abordado por alguém que diga representar o UNICEF e tiver dúvidas sobre a autenticidade do contato, confirme antes de realizar qualquer doação pelo 0800 605 2020 (horário comercial), pelo WhatsApp (61) 99123-0283 ou pelo e-mail [email protected].

Para mais informações, consulte os canais oficiais do UNICEF: unicef.org.br"

G1