Vale do Piancó
Homem que agrediu mulher com capacete em Piancó tem recurso negado pela Justiça
No recurso, a defesa alegou constrangimento ilegal na determinação de expedição de mandado de prisão para o condenado dar início ao cumprimento da pena privativa de liberdade.
Da Redação do Diamante Online
04/02/2020 às 20:19 | Atualizado em 08/11/2025 às 02:04
Piancó-PB
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento a Apelação Criminal nº 0001505-06.2015.815.0261 interposta por Eronildo Galdino de Lacerda, que foi condenado pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Piancó a uma pena de sete meses e quatro dias de detenção, em regime aberto. Ele é acusado de ter espancado a ex-companheira com um capacete, causando-lhe as lesões descritas no laudo de constatação.
No recurso, que teve como relator o desembargador Carlos Beltrão, a defesa alegou constrangimento ilegal na determinação de expedição de mandado de prisão para o condenado dar início ao cumprimento da pena privativa de liberdade, a ser cumprida, inicialmente, sob as regras do regime aberto, e, somente após o cumprimento do mandado de prisão, a expedição da respectiva guia de recolhimento.
No julgamento, o relator observou que, embora se trate de regime bastante favorável ao agente, a condenação ao cumprimento de pena em regime aberto exige a expedição de mandado de prisão para que seja expedida a guia de recolhimento e, consequentemente, iniciada a execução da reprimenda, eis que se trata de pena privativa de liberdade.
Citando os artigos 105 e 107 da Lei de Execuções Penais, o desembargador Carlos Beltrão afirmou que a guia de recolhimento constitui documento indispensável para o efetivo cumprimento da pena privativa de liberdade imposta ao réu. “Dessa maneira, somente após a efetiva prisão do condenado será possível a expedição da guia de recolhimento, iniciando-se, assim, a competência do Juízo da Execução”, ressaltou.
Ainda de acordo com o relator do processo, a expedição de mandado de prisão em desfavor do apelante para cumprimento de pena, quando imposta em regime aberto, não configura hipótese de constrangimento ilegal, até porque será ele encaminhado a estabelecimento penal adequado ao cumprimento do referido regime.
Da decisão cabe recurso.
Assessoria
Tópicos
Mais Notícias em Vale do Piancó
Peregrinação
Romaria ao Cristo Rei 2025 acontece no domingo em Itaporanga
O evento católico chega à 30ª edição e aguarda receber fiéis de todas as regiões da Paraíba.
21/11/2025