Menu
Vale do Piancó

Após cassação de vereadores, suplentes são diplomados pela Justiça Eleitoral em Ibiara

Vereadores assumem lugar de dois parlamentares-mirins que tiveram diplomas cassados PP fraude à cota de gênero.

Por Redação

10/09/2025 às 18:51 | Atualizado em 11/09/2025 às 07:15

Câmara de Ibiara - Reprodução

Câmara de Ibiara (Foto: Reprodução)

A Justiça Eleitoral diplomou, na tarde desta quarta-feira (10), os suplentes José Nunes de Oliveira e Francisco de Assis Galdino de Lima, ambos do PL, para a Câmara de Vereadores de Ibiara (PB).

A diplomação deles ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manter a cassação dos dos vereadores Margarida Ramalho de Sousa e Edjan Pereira, do MDB, e fazer a retotalização dos votos.

Os parlamanteres-mirim tiveram os diplomas cassados após constatada fraude à cota de gênero praticada durante a eleição de 2024.

Duas candidatas do MDB, Maria Jaine Ramalho Dantas e Carla Betânia Alves de Sousa, obtiveram votação inexpressiva no pleito, três e oito votos, respectivamente.

Também ficou constatado que elas não realizaram campanhas, indicando que se trataram de postulações fictícias apenas para preencher a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral, que é de 30% proporcionais para mulheres.

A decisão foi, inicialmente, proferida em primeira instância, pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Thiago Rabelo, e confirmada em segundo grau.

Diamante Online

Anúncio full