Menu
Vale do Piancó

Vale do Piancó tem açudes com baixa capacidade de armazenamento, aponta Aesa

Alguns reservatórios registram volumes considerados baixos em relação à capacidade máxima.

Por Jeffeson Nepó

16/08/2026 às 11:43

Açude Bruscas- Curral Velho - Reprodução - Milton Jr

Açude Bruscas- Curral Velho (Foto: Reprodução - Milton Jr)

A Paraíba tem quatro açudes completamente secos e outros 18 em situação crítica, com volume de água inferior a 10% da capacidade total. Os dados foram levantados com base nas informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB).

Os quatro reservatórios que estão completamente secos são Caraibeiras, em Picuí; Prata II, em Prata; Sabonete, em Teixeira; e São Mamede, no município de mesmo nome. Segundo a Aesa-PB, todos apresentam 0,00% da capacidade de armazenamento.

No Vale do Piancó, a situação dos reservatórios também é acompanhada pela Aesa. Os dados divulgados pelo órgão mostram que os açudes da região apresentam diferentes níveis de armazenamento em 2026, com alguns reservatórios ainda registrando volumes considerados baixos em relação à capacidade máxima.

Entre os açudes monitorados na região, estão:

  • Santana de Mangueira (Poço Redondo) — 17,97%
  • Curral Velho (Bruscas) — 31,53%
  • Nova Olinda (Saco) — 32,31%
  • Conceição (Serra Vermelha I) — 41,52%
  • Conceição (Condado) — 41,90%
  • Ibiara (Piranhas) — 42,46%
  • Coremas (Coremas) — 45,72%
  • Coremas (Mãe d’Água) — 45,82%
  • Boa Ventura (Riacho Verde) — 47,43%
  • Ibiara (Mameluco) — 47,53%
  • Itaporanga (Cachoeira dos Alves) — 54,52%
  • Santana dos Garrotes (Queimadas) — 54,61%

A Aesa mantém o monitoramento dos principais reservatórios do estado para acompanhar a evolução dos volumes armazenados e auxiliar na gestão dos recursos hídricos, especialmente durante os períodos de menor ocorrência de chuvas.

Diamante Online

Anúncio full