Brasil
Governo Federal autoriza importação de arroz para recompor estoques públicos
O Rio Grande do Sul produz 70% do arroz produzido no Brasil.
Por Redação
10/05/2024 às 15:33 | Atualizado em 15/10/2025 às 19:21
Nesta sexta-feira (10), o Governo Federal autorizou a importação, em caráter excepcional, de até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é recompor os estoques públicos para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes dos eventos climáticos extremos ocorridos no Rio Grande do Sul.
A ação foi tomada por meio da Medida Provisória (MP) Nº 1.217, publicada em edição extra do Diário Oficial no dia 9/05. De acordo com o documento, a compra de arroz por meio de leilões públicos, a preço de mercado, é válida para 2024. Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas.
“Além de não deixar faltar arroz no país, com esta medida, vamos garantir que o preço não suba em função da especulação de alguém que queira se aproveitar da situação que vive o Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
O Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes desde o final de abril, responde por 70% da produção de arroz no país. “É importante dizer também que não vamos trazer tudo de uma vez só para não competir com a nossa produção local. Nós temos que proteger nossos agricultores, mas estamos com muita atenção para que os preços não fiquem altos para os consumidores. A Conab vai continuar cumprindo a sua grande missão, que é garantir o abastecimento no país”, completou.
Em ato conjunto, os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Fazenda (MF) definirão, mediante proposta da Conab, a quantidade de arroz a ser adquirida, os limites e as condições da venda do produto, incluída a possibilidade de deságio. Também foi autorizada a inclusão, nos leilões, dos custos relativos ao preço da sacaria e da remoção do produto para as localidades de entrega definidas pela Companhia.
Por fim, a Medida Provisória dispensa inclusive a exigência da certificação de que trata a Lei nº 9.973, de 29/05/2000, que dispõe sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários, o que deverá agilizar as operações.
MaisPB
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Baixaria
Vídeo: deputado do PT se envolve em confusão e troca socos com homem em via pública de Curitiba
18/12/2025Investigação
MEC anula 3 questões do Enem e aciona PF para investigar divulgação de perguntas similares dias antes do exame
A tal coincidência repercutiu nas redes sociais entre candidatos.
18/12/2025Segurança pública
Cidade com 52 mil habitantes tem apenas um delegado e dois policiais civis, diz MP
Órgão recomendou que o Governo aumente o efetivo para atender a demanda.
18/12/2025Dinheiro no bolso
Sortudo fatura sozinho prêmio de quase R$ 100 milhões da Mega-Sena
As dezenas sorteadas foram 07, 08, 09, 13, 22 e 53.
18/12/2025