Menu
Esportes

Gringos que fizeram história em times brasileiros

Alguns clubes brasileiros têm quase que uma tradição de contratarem.

Da Redação do Diamante Online

21/06/2022 às 17:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Já faz algumas décadas que os clubes de futebol do Brasil se tornaram mais "internacionalizados". Se até a década de 80 era um tanto quanto incomum contar com estrangeiros na equipe, de lá para cá houve muitos gringos que fizeram história em clubes brasileiros.

Alguns clubes brasileiros têm quase que uma tradição de contratarem. No entanto, nem todos fazem sucesso a ponto de se tornarem verdadeiras referências dentro da equipe. Neste artigo, você irá conhecer aqueles que, de fato, marcaram em suas passagens pelo Brasil.

D´Alesandro - Internacional
O Internacional é um dos times brasileiros que geralmente conta com um estrangeiro no elenco. No entanto, nenhum gringo foi tão marcante para o clube gaúcho quanto o argentino D´alesandro, um dos ídolos da história recente do colorado.

O jogador chegou ao Inter ainda em 2008 e, no ano seguinte, comandou o clube à segunda colocação do Campeonato Brasileiro. Em 2010, foi o líder e camisa 10 do Colorado na conquista da Libertadores, a segunda da história do clube.

Meia habilidoso, D´Alesandro disputou 518 jogos com a camisa do Internacional e marcou 92 gols. Ele jogou no clube até 2015, passou um ano fora por empréstimo e retornou em 2017, permaneceu até 2020, encerrando sua carreira em 2022 - também no Inter.

Petkovic - Flamengo
Nenhum funk fez tanto sucesso nos arredores da gávea na década de 2000 do que o funk do Petkovick. Nascido na Sérvia, o jogador é um dos gringos que fizeram sucesso no futebol brasileiro - nesse caso, no Flamengo.

Petkovic passou por diversos clubes no Brasil, mas foi no Flamengo onde ele fez história. Ele chegou em 2000 na equipe rubro negra e, logo em sua primeira temporada, marcou 28 gols e deu 11 assistências em 59 jogos.

Sua passagem pelo Flamengo é dividida em duas partes: de 2000 à metade de 2001 e de 2009 à 2011. A segunda é certamente uma das mais marcantes, visto que foi quando o meio campista conquistou o Campeonato Brasileiro coma camisa rubro negra.

Castillo - Cruzeiro
Argentinos com a camisa 10 em clubes brasileiros é algo que foi bastante comum na última década. Um dos mais vitoriosos, ao menos do início da década de 2010, é o meia campista Montillo, do Cruzeiro.

Montillo foi um dos gringos que fizeram sucesso em times brasileiro - e com motivos, no caso do Cruzeiro. Ele foi a principal peça da Raposa ao longo das vitoriosas campanhas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

O jogador ainda chegou a vestir a camisa do Santos, depois de ter ganho tudo pelo Cruzeiro. No entanto, nunca voltou a alcançar o futebol de alto nível visto entre os anos 2010 e 2015.

Menções honrosas
A lista de gringos que fizeram sucesso em times brasileiros é bastante extensa. Alguns são mais lembrados a nível nacional, enquanto outros ficam marcados para a torcida em específico.

Entre as menções honrosas, não há como não citar Dario Conca, argentino que brilhou com a 10 do Fluminense, Diego Lugano, zagueiro do São Paulo nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2005, e até mesmo Rincon, volante colombiano que fez história no Corinthians no início da década de 2000.

Assessoria

Anúncio full