Nigéria e Costa do Marfim, decidem a Copa Africana de Nações

Costa do Marfim, de Haller, e Nigéria, de Osimhen, se enfrentam decidem título continental.

A Copa Africana de Nações definiu na última quarta-feira os finalistas da edição deste ano. Sede da competição, a Costa do Marfim enfrentará a Nigéria neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjã, na Costa do Marfim.

Para chegar à final, a Costa do Marfim bateu a República Democrática do Congo por 1 a 0 com gol salvador de Haller.

Mesmo com o Estádio Olímpico de Ebimpé completamente lotado, a Costa do Marfim sofreu para abrir o placar diante do Congo. Sem muitas chances para ambos os lados, o 1º tempo terminou com o placar zerado.

Um dos grandes nomes da seleção marfinense, Sébastien Haller apareceu para decidir no 2º tempo. Após receber um cruzamento um pouco baixo, o atacante do Borussia Dortmund acertou um belo voleio sem pulo. A bola quicou no gramado e ainda encobriu o goleiro para abrir o placar.

Já a Nigéria garantiu a vaga na decisão ao bater a África do Sul em jogo com os últimos minutos animados. Aos 20 minutos da 2ª etapa, Osimhen sofreu pênalti em jogada individual. O capitão da seleção nigeriana William Troost-Ekong bateu e abriu o placar na semifinal.

Já na reta final do jogo, aos 40 minutos do 2º tempo, Osimhen aproveitou contra-ataque e fez 2 a 0 para a Nigéria. Porém, depois de revisão do VAR, o gol foi anulado, e a África do Sul ganhou um pênalti para bater. O meia sul-africano Teboho Mokoena assumiu a responsabilidade e marcou para deixar tudo igual e levar o jogo para a prorrogação.

Sem gols na prorrogação, a decisão da vaga na final foi para a disputa de pênaltis. Nas penalidades, Mokoena foi de herói a vilão para a África do Sul. O meia - que havia feito o gol de empate do tempo normal - desperdiçou a primeira cobrança e viu o companheiro Evidente Makgopa também perder.

Costa do Marfim x Nigéria

Data e horário: 11 de fevereiro de 2024, às 17h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjã (Costa do Marfim)
Onde assistir: Band, Bandsports e YouTube Esporte na Band (streaming), siga em Tempo Real no ge.

Prováveis escalações

Costa do Marfim: Y. Fofana; W. Singo, W. Boly, Ndicka, G. Conan; Kessie, J. Seri, S. Fofana; M. Gradel, S. Adingra e Haller. Técnico: Emerse Faé

Nigéria: Nwabali; S. Ajayi, Ekong, Bassey; Osayi-Samuel, Onyeka, Iwobi, Aina; Simon, Lookman, Osimhen. Técnico: José Peseiro.

ge

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.