Mundo
Ataque em sinagoga judaica deixa dois mortos e três feridos em Manchester, na Inglaterra
Carro atropelou pedestres e um homem foi esfaqueado do lado de fora do local.
Por Redação
02/10/2025 às 10:19 | Atualizado em 05/10/2025 às 09:53
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas, nesta quinta-feira (2), depois que um carro atropelou pedestres e um homem foi esfaqueado do lado de fora da Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Manchester, no norte da Inglaterra, no dia do Yom Kippur, uma das celebrações mais importantes do calendário judaico.
A polícia confirmou que atirou no suposto autor, enquanto o prefeito da cidade, Andy Burnham, disse acreditar que ele está morto e que “não há mais perigo imediato”.
A polícia da Grande Manchester indicou que o incidente ocorreu na sinagoga de Heaton Park, no bairro de Crumpsall, ao norte da cidade, e que foram alertados às 9h31 (horário local, 5h31 de Brasília) por uma pessoa que testemunhou um veículo avançar contra as pessoas e um homem ser esfaqueado. As forças de segurança declararam um “incidente grave” às 9h37 e, às 9h38, atiraram contra o suspeito.
O serviço de ambulância chegou ao local às 9h41 e atendeu as vítimas. A polícia pede aos cidadãos que evitem a área enquanto continuam as investigações, ao mesmo tempo que a comunidade judaica expressa preocupação com sua segurança.
Dave Rich, porta-voz da Fundação para a Segurança da Comunidade (CST, na sigla em inglês), uma organização que monitora o antissemitismo no Reino Unido, condenou o “ataque terrível no dia mais sagrado do ano judaico” e agradeceu a rápida resposta da polícia e do pessoal de segurança da sinagoga.
Rich ressaltou que o Yom Kippur é um dia de solenidade e jejum, comparável em importância ao Natal para os cristãos, e destacou que sempre existe uma operação de segurança conjunta entre a polícia e a CST nas principais festas judaicas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram agentes apontando armas para uma pessoa caída no chão em frente à sinagoga, enquanto outra permanecia imóvel com sinais de sangue perto da cabeça.
O Serviço de Ambulâncias do Noroeste informou que enviou equipes adicionais ao local para garantir atendimento médico rápido aos afetados e que está coordenando a situação com outros serviços de emergência.
EFE
Tópicos
