Mundo
Trump autoriza ações da CIA na Venezuela para derrubar governo Maduro
Em agosto, os EUA ofereceram 50 milhões de dólares por informações que levem à prisão do ditador venezuelano.
Por Redação
16/10/2025 às 15:01
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria autorizado a CIA a realizar operações letais na Venezuela, assim como no Caribe, em uma escalada de suas ações contra o governo do ditador Nicolás Maduro com o objetivo de derrubá-lo, informou nesta quarta-feira (15) o jornal The New York Times.
De acordo com a publicação, que cita como fontes funcionários do governo americano, a CIA poderia tomar ações encobertas unilateralmente ou em conjunto, como parte de uma operação militar mais ampla.
Contudo, ainda se desconhece se a agência já está planejando alguma ação ou se elas estão concebidas como um plano de contingência.
A notícia foi dada em um momento em que as forças americanas estão “planejando uma possível escalada, desenhando alternativas para que o presidente Trump as considere, incluindo ataques dentro da Venezuela”, destacou o jornal.
Os EUA atacaram diversas embarcações – que Washington assegura que transportavam drogas – em águas internacionais perto da Venezuela. O ataque causou a morte de cerca de 30 pessoas apontadas pela Casa Branca como traficantes.
O país norte-americano conta agora com 10 mil militares na região do Caribe, a maioria em bases em Porto Rico, assim como um contingente de fuzileiros navais em navios de assalto anfíbio.
O The New York Times lembrou que a CIA tem tido “há muito tempo autoridade para trabalhar com os governos da América Latina em temas de segurança e intercâmbio de inteligência”, o que a levou a colaborar com o México em ações contra os cartéis das drogas, mas isso inclui realizar operações letais diretas.
No início deste mês, Trump ordenou a seu governo o corte nas relações diplomáticas com a Venezuela após uma tentativa de explorar possíveis negociações para a crise política do país sul-americano.
Em agosto, os EUA ofereceram 50 milhões de dólares (cerca de R$ 272,2 milhões) de recompensa por informações que levem à prisão e condenação de Maduro por acusações de tráfico de drogas.
EFE
Tópicos

Mais Notícias em Mundo
País vizinho
Parlamento do Uruguai aprova eutanásia para pacientes com doenças terminais
Poder Executivo deverá regulamentar a medida em um prazo de até 180 dias.
17/10/2025