Menu
Mundo

Missão que pode levar humanidade a lua após mais de 50 anos deve acontecer em março

Há cinco datas com potencial para o lançamento em março: dos dias 6 a 9 e no dia 11.

Por Redação

09/02/2026 às 08:34

 - Divulgação/Nasa/Kim Shiflett

(Foto: Divulgação/Nasa/Kim Shiflett)

A volta de humanos para a Lua após mais de 50 anos vai ter que aguardar mais um pouco — pelo menos um mês. O lançamento da missão Artemis II, inicialmente marcado para 8 de fevereiro, foi adiado para março após ter problemas técnicos em testes pré-viagem, segundo a Nasa informou na última terça-feira (3). A nova data ainda não foi escolhida.

As ocorrências responsáveis pelo adiamento do cronograma original aconteceram durante um exercício pré-lançamento importante: o ensaio geral na água. Ele é o teste final antes do voo do veículo espacial, no qual o foguete é abastecido com o combustível real que será usado na viagem.

Durante a etapa, o foguete é abastecido com mais de 700 mil galões de hidrogênio líquido (LH2) e oxigênio líquido (LOX) supergelados. Ao abastecer a nave, houve um vazamento de hidrogênio líquido, semelhante ao que atrasou a missão Artemis I.

Apesar de ter obtido alguns avanços nos testes, a agência espacial norte-americana preferiu adiar a viagem e realizar um novo ensaio.

“Os engenheiros superaram diversos desafios durante os dois dias de testes e atingiram muitos dos objetivos planejados. Para permitir que as equipes revisem os dados e realizem um segundo ensaio geral na água, a Nasa agora definirá março como a data de lançamento mais próxima possível para o teste de voo”, afirma a agência em comunicado.

Ainda não há uma data definida para o lançamento da espaçonave Orion — o veículo responsável por transportar os tripulantes da missão Artemis II à Lua. No entanto, há cinco datas com potencial para o lançamento em março: dos dias 6 a 9 e no dia 11.

Caso a missão seja adiada por mais um mês, as janelas de lançamento potenciais de abril são nos dias 1º, de 3 a 6 ou no dia 30.

Problemas técnicos nos testes da Artemis II

O ensaio geral de lançamento começou no último sábado (31/1) e teve duração de 49 horas. Os testes ocorreram no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde partirão os astronautas da Artemis II.

Os problemas com o combustível foram resolvidos e o tanque do foguete ficou cheio. No entanto, os escoamentos voltaram a ocorrer após um novo exercício para reabastecimento, o que levou a Nasa a interromper as atividades mais cedo.

Além disso, foram registradas ocorrências durante o teste de propulsão a vapor, no qual as comunicações de áudio falharam. Uma válvula ligada à pressurização da nave também precisou ser reapertada.

Os astronautas que irão à Lua na Artemis II — Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen — estavam em quarentena em Houston desde 21 de janeiro e iriam para o Centro Espacial Kennedy nesta terça-feira.

Com o adiamento, eles poderão sair do isolamento e devem voltar duas semanas antes da nova data prevista para o lançamento.

Metrópoles

Tópicos
Anúncio full