Paraíba
Ministério Público critica decisão do STJ que libertou prefeita de Monte Horebe
Promotor afirmou que a "decisão do STJ revela duas justiças: a da Lava Jato e a dos demais denunciados por corrupção neste país".
Da Redação do Diamante Online
08/03/2016 às 14:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21
A revogação da prisão da prefeita de Monte Horebe, Cláudia Dias, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi duramente criticada pelo Ministério Público da Paraíba. “Creio que a decisão revela duas justiças. A justiça da Lava Jato e a justiça empreendida para os demais denunciados por corrupção neste país”, afirmou o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto. Ele é coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, responsável pela terceira fase da operação Andaime, deflagrada no dia 18 de fevereiro.
A prefeita Cláudia Dias estava presa por determinação do desembargador Carlos Beltrão, do Tribunal de Justiça da Paraíba. Os advogados da gestora impetraram habeas corpus no STJ, e, na última sexta-feira, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca determinou a soltura. “A decisão do Superior Tribunal de Justiça foi acertada, vez que a regra é a liberdade. Não se deve prender ou encarcerar um cidadão, não se deve formar juízo de valor, sem ao menos permitir que este cidadão exerça seu direito de defesa”, afirmou o advogado Newton Vita.
Já Paulo Neto disse que o ministro do STJ foi conservador em sua decisão. “Se ele aprofundar sua análise, verá que o município de Monte Horebe possui um dos piores IDHs do Estado, fruto e consequência desta corrupção endêmica, a qual exige medidas enérgicas”, afirmou.
Ele informou que o Ministério Público da Paraíba vai acionar o Ministério Público Federal para que a decisão do ministro seja revista pelo STJ. “Esperamos que nos seja conferida a oportunidade de mostrar claramente toda a gravidade da conduta e todo o mal que ela tem causado à população de Monte Horebe. Mas se todo nosso esforço não surtir efeito, não tem problema. Vamos continuar no mesmo propósito de cumprir nossa obrigação", disse.
Jornal da Paraíba
Tópicos

Mais Notícias em Paraíba
OPERAÇÃO INFANCIA SEGURA
Homem é preso por guardar vídeos de abuso de crianças na Paraíba
17/09/2025Investigação
MP denuncia primeira-dama de João Pessoa por relação com facção da PB
Lauremilia Lucena foi denunciada em caso de corrupção eleitoral que envolveu facção Nova Okaida.
17/09/2025