Menu
Policial

Polícia deflagra nesta sexta-feira a Operação Enem 2016 na Paraíba

Na Paraíba, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em 51 cidades, seis a menos em relação ao ano passado.

Da Redação do Diamante Online

04/11/2016 às 21:18 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Polícia Militar inicia, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Enem 2016, que vai mobilizar um reforço de 1.400 policiais militares e 300 viaturas para atuarem na escolta das provas, dos cadernos de respostas e no policiamento dos locais de realização do exame em todo o Estado. Na Paraíba, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em 51 cidades, seis a menos em relação ao ano passado.

O coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente coronel Montgomery Silva, ressaltou que o adiamento das provas para 2.468 candidatos não afetou o esquema de segurança para a operação, que foi definido no dia 18 de outubro do mês passado. “Não altera porque são apenas quatro locais de provas a menos, nas cidades de Cabedelo, Areia e Bananeiras. O efetivo que estava destinado para esses locais será remanejado e reforçará outras cidades onde será realizado o exame”, explicou, informando que a PM estará presente nos 474 locais de prova.

A operação da PM começa com a escolta dos carros dos Correios que vão transportar as provas das unidades centralizadoras (em João Pessoa e Campina Grande) para as unidades distribuidoras, que ficam nas cidades onde será realizado o exame, sob um forte esquema de segurança. O mesmo trabalho será feito ao término do Enem, no domingo (6), com a escolta dos gabaritos dos candidatos. As rotas utilizadas estão sendo mantidas em sigilo.

Durante a realização das provas, no sábado (5) e domingo (6), os policiais militares farão o policiamento em todas as escolas. Nas imediações dos locais de realização do exame, as rondas motorizadas serão intensificadas – com auxílio de drones – para prevenir roubos a pessoas, furtos a veículos e também para coibir a perturbação do sossego (som alto) nas ruas adjacentes.

A operação Enem/2016 da Polícia Militar só termina na segunda-feira (7), quando todos os cadernos de respostas estiverem nas unidades centralizadoras.

PBNews

Tópicos
Anúncio full