Menu
Policial

PM que atirou em homem durante abordagem policial é afastado, em Campina Grande

A vitima ainda foi socorrida, mas morreu antes de chegar ao hospital.

Da Redação do Diamante Online

15/12/2019 às 19:14 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Policial Militar que atirou em um homem durante uma abordagem policial na manhã deste sábado (14), em Campina Grande, será afastado para ter acompanhamento psicológico. De acordo com a PM, Tácio Pereira de Lima, de 27 anos, teria sido baleado no abdômen pelo policial após reagir à abordagem. Vítima ainda foi socorrida, mas morreu antes de chegar ao hospital.

Em resposta à TV Paraíba, o comandante do policiamento regional da PM, coronel Arilson Valério, explicou como aconteceu o caso, lamentou o ocorrido e disse que uma sindicância para apurar a conduta do policial será aberta.

"Os policiais vinham em uma viatura e encontraram dois homens em uma moto. Quando eles viram a viatura, ficaram nervosos e fugiram. A guarnição acompanhou em perseguição, até que eles pararam mais na frente. O policial mandou eles botarem a mão na cabeça, e enquanto o piloto colocou, o garupa, Tácio, no lugar de colocar a mão na cabeça, levou a mão a cintura. O próprio condutor da moto em que Tácio estava afirmou isso. O policial, ao achar que ele ia sacar arma de fogo, efetuou um disparo. Ao ver que ele não tinha arma de fogo, socorreu na própria viatura para o Hospital de Trauma."

Segundo a polícia, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha com a vítima. Ainda de acordo com a PM, ele também tem dois processos na polícia, sendo um deles por roubo. Os policiais procuraram a corregedoria logo após a ocorrência. O PM envolvido será afastado e terá acompanhamento psicológico.

Moradores protestaram
Após a morte da vítima, os moradores do bairro da Palmeira, onde o caso aconteceu, realizaram um protesto na rua Quinze de Novembro. Pneus foram queimados e colocados no meio da rua, impedindo o tráfego de veículos no local.


De acordo com relato de testemunhas ao G1, Tácio Pereira não teria reagido à abordagem da polícia. A vítima teria saído de casa para comprar um remédio quando foi abordada pelos PMs. Ao tentar tirar um documento do bolso para se identificar, o homem foi baleado por um dos policiais, segundo as testemunhas.


“Eu era vizinha desse rapaz, ele era um menino bom, educado, trabalhador, tinha uma filhinha. Ia comprar uma medicação quando a polícia abordou ele, aí ele foi tirar um documento do bolso, ele pensaram que ele tava armado e deram um tiro nele. Nós estamos aqui fazendo protesto porque ele era um menino direito, um pai de família”, disse Mônica Moura, vizinha da vítima.

Segundo os moradores, a abordagem da polícia aconteceu por volta das 9h. Após atirar na vítima, os policiais teriam deixado o corpo do homem no local e saído na viatura. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas já chegou morta na unidade de saúde.

“Existem outras formas de abordagem, não precisava disso. Era só ter pedido para ele descer da moto, mas já foram atirando nele, pra matar mesmo. Todo mundo conhecia ele aqui, era um pai de família, não era bandido não”, disse outra moradora.

G1.

Tópicos
Anúncio full