Política
Prefeita de Santana dos Garrotes anuncia rompimento político com ex-gestor, e ele reage: “Traição e ingratidão”
O anúncio foi feito durante entrevista a um programa de rádio. Ex-prefeito fez uma publicação criticando a gestora.
Por Redação
18/12/2025 às 09:47 | Atualizado em 18/12/2025 às 14:49
A prefeita de Santana dos Garrotes (PB), Paloma Kenned (Republicanos), anunciou oficialmente, nessa quarta-feira (17), o rompimento político com o tio e ex-gestor do município, Dedé Santana (2016-2024). O anúncio foi feito durante entrevista a um programa de rádio.
Paloma não especificou o motivo real do racha, mas afirmou que tem a ver com decisão política e que não partiu dela. “O projeto da reeleição é um projeto natural. Não partiu de mim, partiu do próprio ex-prefeito, e isso todo mundo de Santana tem conhecimento”, disse.
Um aliado político relatou ao Diamante Online que a ruptura pode ter sido causada por um projeto futuro de Dedé, que planejava se lançar como candidato a prefeito novamente na próxima eleição, impedindo a reeleição da gestora. A informação, no entanto, não foi confirmada.
Leia também: Prefeito de Santana dos Garrotes anuncia sobrinha como pré-candidata
Após a entrevista, Dedé fez uma publicação nas redes sociais e falou em “traição e ingratidão” por parte da gestora. Confira a nota na íntegra:
Diante do pronunciamento de minha sobrinha, a qual coloquei como prefeita da minha amada Santana dos Garrotes, que agora anuncia o rompimento oficial comigo, gostaria de dizer que nunca imaginei que uma traição e ingratidão pudesse vir de alguém tão próximo. A dor não está só no que foi feito, mas na quebra de confiança. Dói mais do que todos possam imaginar . Não apenas pelo ato, mas por vir de alguém que eu amo e vou continuar protegendo. A decepção é profunda e o silêncio agora é a única forma que eu encontrei para lidar com isso. A minha história na política, como vereador por 20 anos, vice-prefeito por 4 anos e prefeito por 8 anos, um total de 32 anos de vida pública. Essa ingratidão não apaga minha história e tudo que fiz por minha terra. Com fé em Deus e confiança no meu querido povo santanense vou me erguer.
A ruptura entre os dois já vinha sendo especulada, e para tentar negar as especulações, Dedé chegou a publicar uma foto ao lado de Kenned em 27 de novembro afirmando que ambos eram 'um só'.
Não é o primeiro rompimento político-familiar da região. Em 2024, o prefeito de Conceição, Samuel Lacerda (Solidariedade), rachou a aliança com o tio, o ex-gestor do município Nilson Lacerda (União Brasil) após este querer impedir a reeleição dele para apoiar o irmão, Marcílio (Republicanos).
O resultado foi a divisão da família e uma campanha fracassada de Marcílio, que ficou em terceiro lugar no pleito, com 13,96% dos votos.
Diamante Online