Saúde
Secretaria de Saúde investiga 11 casos suspeitos de coceira em seis municípios da Paraíba
Pasta emitiu um documento referente a ‘lesões cutâneas a esclarecer’, notificadas entre 25 e 29 de novembro
Da Redação do Diamante Online
30/11/2021 às 13:08 | Atualizado em 17/02/2025 às 04:57
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) está investigando 11 casos de lesões cutâneas, cujo principal sintoma é a coceira. As notificações sobre o problema tiveram início em Pernambuco, no mês de outubro, e já eram monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-PB), que emitiu uma nota técnica sobre a situação no último dia 24 de novembro, orientando os profissionais de saúde.
O novo documento divulgado pela SES traz cinco casos investigados em João Pessoa, dois em Cajazeiras e um nas cidades de Alagoa Nova, Caldas Brandão, Campina Grande e Maturéia. Os registros ocorreram entre 25 e 29 de novembro.
O material da SES também relata os principais sintomas apresentados pelos pacientes. Em todos os casos (100%) as pessoas apresentaram prurido (coceira). Em 73% há registro de erupção cutânea; em 55% há exantema (mancha avermelhada na pele); e em 36% dor de garganta.
Outros sintomas registrados são cefaléia (dor de cabeça), febre, coriza, diarreia, fadiga, irritação ocular, mal estar, náusea e vômito. Veja detalhes abaixo:
Conforme a SES, até o último dia 24 de novembro, segundo a nota técnica divulgada, 233 casos já haviam sido registrados em seis cidades pernambucanas, o que gerou o alerta na Paraíba, devido à proximidade entre os estados. No documento emitido na data citada, a pasta informou que a faixa etária mais frequente é de crianças, com registro entre adultos também. Os casos em Pernambuco são de pessoas que residem nas proximidades da Mata Atlântica e de um açude.
Até a publicação desta matéria, a SES-PB não informou um prazo para divulgação de um diagnóstico sobre os casos investigados na Paraíba e se eles têm relação com as notificações no estado vizinho.
Portal Correio
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Vale do Piancó
Idosa picada por cobra em Diamante segue internada após um mês do incidente
16/09/2025Agência reguladora
Anvisa proíbe progressivas com formol e ácido glioxílico
Produtos irregulares podem causar problemas de saúde.
16/09/2025