Saúde
Trombose: AstraZeneca admite efeito colateral na vacina da Covid, famílias pedem indenização de até R$ 700 milhões
A farmacêutica AstraZeneca admitiu, pela primeira vez, a existência de um efeito colateral raro na vacina que produz contra a Covid-19
Por Redação
30/04/2024 às 14:51 | Atualizado em 15/03/2025 às 13:38
A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina que produz contra a Covid-19. A informação foi incluída em uma ação coletiva movida por pessoas que desenvolveram trombose após a vacinação na Inglaterra. No processo, 51 famílias pedem uma indenização de até R$ 700 milhões.
Continua após a publicidade
A AstraZeneca reconheceu que a vacina “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS)”. Essa condição é caracterizada pela formação de coágulos de sangue, o que aumenta os riscos de entupimento de veias e artérias.
No Brasil, a vacina foi produzida em consórcio com a Fiocruz e aplicada em 153 milhões de pessoas, sobretudo em 2021 e 2022. A admissão dos efeitos colaterais pela farmacêutica virou, agora, alvo de comentários no meio político.
O Ministério da Saúde afirma que a vacina da AstraZeneca para a Covid-19 já salvou milhares de vidas, e que a não imunização seria o pior caminho.
Ministério da Saúde
“A vacina fabricada pela empresa AstraZeneca/Oxford, desenvolvida no início da pandemia, e produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi extremamente importante para o controle dos casos e a redução de óbitos por Covid-19 no país e no mundo, salvando milhares de vidas. Desde dezembro de 2022, essa vacina é indicada para pessoas a partir de 40 anos, de acordo com as evidências científicas mais recentes”, diz a pasta.
“O atual cenário da Covid-19 no país, com redução de casos graves e óbitos pela doença, é resultado da população vacinada. Os eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e ocorrem, em média, um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”, completou o Ministério da Saúde, em comunicado emitido ainda no ano passado.
Metrópoles
Tópicos

Mais Notícias em Saúde
Destaque nacional
Paraíba se destaca entre os estados do Brasil com menor tempo de espera para cirurgias eletivas
05/07/2025Prevenção
Paraíba realiza Dia D de vacinação com foco no combate à febre amarela e à dengue neste sábado
Serão 793 pontos de vacinação distribuídos em diferentes municípios paraibanos.
05/07/2025Competência
Diamantense Jacilene Eduardo assumirá gerência das unidades hospitalares da PB
Convite para novo cargo foi feito pelo secretário estadual de saúde.
05/07/2025Boletim Epidemiológico
Casos de dengue aumentaram 100% em 2024 na Paraíba
16.597 casos prováveis foram contabilizados em 2024.
05/07/2025